ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)
Resumo
Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico realizado nos três últimos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), com o objetivo de analisar como os epistemólogos são abordados nas pesquisas da área de Biologia nos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), nas edições 2015, 2017 e 2019. Foram analisados 8 trabalhos que faziam menções/referências a epistemólogos em seu desenvolvimento e/ou discussões. A análise das produções selecionadas evidenciou a utilização de nove epistemólogos: Thomas Kuhn, Ludwik Fleck, Michael Foucault, Edgar Morin, Hannah Arendt, Gaston Bachelard, Humberto Maturana, Jean Piaget e Boaventura de Sousa Santos. Esses trabalhos apontam a importância da epistemologia no ensino de Biologia e mostram que ela pode ser empregada em diferentes contextos visando propósitos diversos.
Referências
ANDRADE, M. A. B. S. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
AUGUSTO, T. G. S.; BASILIO, L. V. Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013). Ciência e Educação, Bauru -SP, n. 1, jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010006. Acesso em: 10 jan. 2020.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARTELMEBS, R. C. Resenhando as estruturas das revoluções científicas de Thomas Kuhn. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc, Belo Horizonte, n. 3, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v14n3/1983-2117-epec-14-03-00351.pdf. Acesso em: 9 dez. 2019.
CARNEIRO, M. H. S.; GASTAL, M. L. História e Filosofia das Ciências no ensino de Biologia. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, n. 1, Apr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/03.pdf. Acesso em: 9 dez. 2019.
CORREIA, K. C. S; ANJOS, M. B; VELLOSO, V. P. Uma Interface Preliminar da Epistemologia Genética e a História da Ciência. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015 - Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia – São Paulo, 2015.
DELIZOICOV D; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DOMINGUINI, L; SILVA, I. B. Obstáculos à construção do espírito científico: reflexões sobre o livro didático. Revista Plures Humanidades. Ribeirão Preto – SP, n. 15, janeiro 2011. Disponível em: http://seer.mouralacerda.edu.br /index.php/plures/article/download/6/15. Acesso em: 13 jan. de 2020.
EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da biologia na educação superior. In: NARDI, R. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.
FERNANDES, L. A; GOMES, J. M. M. Relatórios de pesquisa nas Ciências Sociais: Características e modalidades de investigação. ConTexto, Porto Alegre, n. 4, 1º semestre 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/11638/6840. Acesso em: 2 dez. 2019.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro. Graal. 1999.
______ . Microfísica do poder. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.
______ . Ética, Sexualidade, Política. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1997.
LOWY, I. “Ludwil Fleck e a presente história das ciências”. História, Ciências e Saúde. – Manguinhos, I (1):7-18, julho – outubro, 1994.
MACHADO, E. F; MIQUELIN, A. F. A História e a Filosofia dos estudos observacionais de Maria Sibylla Merian (1647 - 1717): contribuições para a Biologia e para o Ensino de Biologia. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015 - Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia – São Paulo, 2015.
MATURANA,M. R. Biología del fenómeno social. In: MATURANA, H. R. Desde la biología a la psicología. 4. ed. Santiago: Editorial Universitaria, 2006.
MATTHEWS, M. R. Science Teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
______ . História, Filosofia e Ensino de Ciências: A tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, n. 3, dezembro de 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php /fisica/article/view/ 7084/6555. Acesso em: 10 dez. 2019.
MAYR, E. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MENUZZI, J. M. Reflexões sobre Epistemologia: Bachelard e Morin. Revista Direitos Culturais, n.5 – Dez. 2008. Disponível em http://srvapp2ssantoan gelo.uri.br/seer/index.php/direitosculturais/article/view/73/54. Acesso em: 15 dez. 2019.
MIANUTTI. J; CASADO F. V. O ensino das teorias evolutivas de Charles Darwin no Ensino Médio: Análise de uma sequência didática inspirada na epistemologia de Humberto Maturana. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015 - Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia – São Paulo, 2015.
MONTALVÃO NETO, A. L; MIGUEL, K; GIRALDI, P. M. Paradigmas, hipóteses e descobertas: O Ensino de Biologia e as Leis de Mendel. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015 - Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia – São Paulo, 2015.
MORAIS, W. R; BASTOS, F. A História e Natureza da Ciência em materiais didáticos de biologia. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015 - Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia – São Paulo, 2015.
MORANDO, A; SOUZA, N. G. S. A Biologia Educacional e a higiene escolar como possível estratégia biopolítica na educação brasileira na década de 1940. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 2017- Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Florianópolis- Santa Catarina, 2017.
MOREIRA, M. A. A Epistemologia de Maturana. Ciência e Educação, n. 3, p., 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n3/20.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3.ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, E; KERN, A. B. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.
NOGUEIRA, L. V; FREITAS K. C. Análise de aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e motivacionais em estudantes do Ensino Médio mediada por sequência didática centrada na replicação de experimentos históricos darwinianos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015 - Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia – São Paulo, 2015.
OLIVEIRA, M. C. A. de; EL-HANI, C. N. Abordagem explícita da natureza da ciência (NdC) a partir da Ecologia do ensino médio. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC, 2019 - Natal, RN. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal – Rio Grande do Norte, 2019.
OSTERMANN, F. A epistemologia de Kuhn. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, n. 3, jan. 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index. php/fisica/article/view/7045. Acesso em: 23 jan. 2020.
PÁDUA, G. L. Daldegan de. A Epistemologia Genética de Jean Piaget. Revista da Faculdade Cenecista de Vila Velha, Espírito Santo, n 2, set. 2009. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74473316/A%20%20EPISTEMOLOGIA%20GENETICA.pdf. Acesso em: 2 jan. 2020.
PIZZATO, M. C; MOREIRA, M. A. A perspectiva epistemológica de Humberto Maturana e suas contribuições para a Didática das Ciências. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, p. 1-13, 2011.
SANTOS, B. S; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).