PROJETO DIDÁTICO DE FANFICTION NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA
Resumo
Este estudo objetiva refletir sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita para o gênero fanfiction, presente no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da elaboração de projeto didático de leitura e escrita para o gênero. Fundamenta-se na concepção interacionista da linguagem, na perspectiva da Linguística Aplicada e nos estudos sobre leitura e escrita, tendo como aporte teórico-metodológico, o projeto didático de leitura e escrita de gênero (LOPES-ROSSI. 2011; 2006; 2002). Foram selecionadas sequencialmente, as habilidades para o gênero; e elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. A proposta elaborada do projeto didático possibilitará ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do gênero fanfiction; (2) vivenciar situações significativas de interlocução para: formação e desenvolvimento de leitores críticos; (3) produzir textos sobre o gênero em estudo e; (4) interagir com seus pares por meio da divulgação das produções.
Referências
ALENCAR, D. A.; ARRUDA, M. I. M. Fanfiction: uma escrita criativa na web. Perspectivas em ciências da informação. vol. 22 n. 2 Belo Horizonte abr./jun.2017 Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2760. Acesso em 26/02/2019.
BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta) teóricas e conceituais - 1º Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1979], p. 261-306.
BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jan. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, L. C. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: Jovens & Fanfictions. 2012. 201f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
FUZA, A.; OHUSCHI, M.; MENEGASSI, R. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, v.14, n.2, p. 479-501, jul./dez. 2011.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009
KOUBETCH, V. Produção do gênero Fanfictions a partir da obra literária Caçadas de Pedrinho. In: PARANÀ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR, 2016. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_port_artigo_veronica_koubetch.pdf Acesso em 05/02/2019. ISBN 978-85-8015-076-6.
LOPES-ROSSI, M. A. G. O desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos a partir de gêneros discursivos. In: LOPES-ROSSI, M. A. G. (Org.). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002. p. 19-40.
______ . Procedimentos para estudo de gêneros discursivos. Intercâmbio, São Paulo, v. 15, 2006. Disponível em: www.pucsp.br/pos/lael/intercambio. Acesso em 12/02/2019.
______ . A Produção Escrita de Gêneros Discursivos em Sala de Aula: Aspectos Teóricos e Sequência Didática. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 15/3 (esp), p. 223-245, dez. 2012.
MAGALHÃES, H. O que é fanzines. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
OHUSCHI.M. C. G. Projeto de leitura e escrita: possibilidades de trabalho com a língua Portuguesa no ensino fundamental. Campinas, SP: Pontes Editores,2018.
OHUSCHI.M. C. G; SILVA, J. B. P.da. (Orgs.) Gêneros discursivos caminhos para a leitura e escrita no ensino Fundamental. Campinas, SP: Pontes Editores,2019.
PARIS, L. G. Oficina de fanfictions na escola: uma análise das práticas de revisão e reescrita. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP 2016.
ROJO, R. H. R.; BARBOSA, P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction [recurso eletrônico]: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015
SAVIANI, D. J. 1944. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).