O CURRÍCULO E A DISCIPLINA ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES

Palavras-chave: Professor. Prática Pedagógica. Educação Física. Currículo.

Resumo

O foco desse estudo foi analisar os distanciamentos e aproximações de professores da disciplina Educação Física do currículo escrito para o Ensino Fundamental no Estado da Bahia. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas a quatro professores e de documentos oficiais que orientam o ensino da Educação Física, analisados mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que há distanciamentos e aproximações entre a utilização do currículo escrito e a prática pedagógica dos professores. Ao mesmo tempo em que reconhecem a importância das orientações contidas nos documentos, destacaram outras possibilidades teórico-metodológicas para a organização curricular. Por fim, notamos o quão importante é fazermos uma aproximação com o campo e com os sujeitos que o compõem na relação com o objeto de estudo, neste caso, a relação professor-prática pedagógica-currículo.

Biografia do Autor

Pedro Alves Castro, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Bolsista CNPq-Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação Física escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XII). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/ FEUFF). Membro do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE). Tem interesse nos seguintes temas: currículo, a disciplina escolar Educação Física, prática pedagógica, formação de professores, Perspectiva decolonial.

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É pesquisador do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura e coordenador do grupo de pesquisa Currículo e Formação Docente, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da UESB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e biologia, saberes docentes e conhecimento escolar.

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação profissional, planejamento e currículo.
Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009.
Coordenadora de Área do PIBID/UFF de Educação Física 2011-2013.
Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018.
Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2017-2020).
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF.
Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. 

Referências

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Publicado
2021-07-22