PRÁTICA DOCENTE VIRTUALIZADA NO GOOGLE CLASSROOM DURANTE O ENSINO REMOTO: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores diante da prática docente virtualizada no Google Classroom durante as aulas remotas. É neste contexto que o ensino remoto vem se destacando como alternativa educacional no prosseguimento dos estudos durante o distanciamento físico causado pela pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus), que afetou significativamente as instituições que desenvolvem o ensino presencial no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como instrumento para produção de dados, realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado que foi disponibilizado através do Google Forms. Os colaboradores foram dez professores que atuam em uma escola da rede pública municipal de ensino de Jeremoabo/BA. O estudo apontou como resultados que a maior dificuldade do período atual veio da mudança de hábitos e da apropriação tecnológica, e que a escolha pelo Google Classroom foi feita mediante a necessidade de práticas de inclusão digital. Neste sentido, os docentes estão sendo desafiados a incluir tecnologias no ensino, mesmo com dificuldades, com falta de recurso e sem formação específica que contemple os seus usos, o que se soma à indisponibilidade de recursos digitais e de acesso à internet por parte dos estudantes.
Referências
BAHIA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE N.º 27, de 25 de março de 2020. Orienta as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino sobre o desenvolvimento das atividades curriculares, em regime especial. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/homologadares272020.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.
BAHIA. Diário Oficial. Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020. Estabelece Medidas restritivas de combate ao Novo Coronavírus. Disponível em: http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html. Acesso em: 10 jul. 2020.
BELUSSO, Roniele; PERUCHIN, Débora. Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação. TEAR: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 01-17, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2701. Acesso em: 16 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRASIL. Diário Oficial da União. Medida Provisória nº 934, de 1º de Abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.
FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. As tecnologias móveis na formação docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 4. ed, 2015, Maceió. Anais [...]. Alagoas: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2015. Disponível em: https://www.brie.org/pub/index.php/wcbie/article/download/6129/4297. Acesso em: 02 abr. 2020.
FERRETE, A. A. S. S.; SANTOS, W. L. Inclusão digital na escola: uma análise dos relatos de experiências dos professores da Educação Básica no município de Jeremoabo-BA. Revista UniRios, Paulo Afonso, n. 23, p. 13-29, 2020. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2020/23/inclusao_digital_na_escola.pdfAcesso em: 04 jul. 2020.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
JEREMOABO. Diário Oficial. Decreto Municipal Nº 025 de 17 de março de 2020. Estabelece suspenção das aulas de escolas públicas e privadas no município em decorrência da COVID-19. Disponível em: http://jeremoabo.ba.io.org.br/diarioOficial/download/427/2843/0. Acesso em: 10 jun. 2020.
JEREMOABO. Conselho Municipal de Educação. Resultado de Pesquisa CME: aulas remotas em Jeremoabo. Disponível em: http://jeremoabo.ba.io.org.br/linksUteis. Acesso em: 13 jul. 2020.
MARCONDES, R. M. S. T.; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de Redação. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 6, p. 207-220, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2314/1527. Acesso em: 05 jul. 2020.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M. L; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. 2006. p. 11-66.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia de Pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Editora Lamparina, 2008.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, p. 01-35, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772. Acesso em: 07 jul. 2020.
NEUMAN, L. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn & Bacon, 1997.
SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S.; ALVES, M. M. S. A produção do conhecimento sobre Facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 020031- 020059, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255. Acesso em: 04 jul. 2020.
VASCONCELOS, A. D. et.al. Os aplicativos do G Suite do Google For Education no processo de formação inicial de pedagogos em Aracaju, Sergipe. In: SCHNEIDER, H. N.; CARVALHO, G. N.; DIAS, M. A. N. (org.). Aprendendo com o outro. Aracaju: Edições Micael, 2019. p. 207-227.
VASCONCELOS, C. A. Interfaces interativas na Educação A Distância: estudo sobre cursos de Geografia. Recife: UFPE, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).