TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: UM DEBATE ABERTO
Resumo
Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, fez-se necessária a adoção massiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por consequência, foram criados espaços interativos e de compartilhamento on-line. Acalora-se o debate em torno dos discursos maniqueístas sobre as TDIC, oscilando-se entre sua desvalorização e a euforia com suas possibilidades quando aplicadas à educação. O artigo traz à tona a relação das TDIC e da prática pedagógica, levando-se em conta os aspectos críticos relativos ao seu acesso e problemas gerados pelos discursos utópicos e distópicos. Conclui-se que o maior desafio reside na adoção de uma abordagem que considere as questões políticas e de poder envolvidas nas posições-limite capazes de refletir criticamente sobre os usos da tecnologia na educação e a inclusão digital em prol da democratização do ensino e, pela pesquisa, da superação de perspectivas solucionistas, mercadológicas e excludentes, de professores e alunos, em torno das TDIC.
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