SENTIDOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: O DISCURSO PUBLICITÁRIO DA SADIA
Resumo
O artigo pretende analisar discursos publicitários de uma das principais empresas de alimentos do Brasil, a Sadia, com o intuito de melhor compreender o sucesso econômico do setor agro em uma sociedade paradoxalmente mais sensível à causa animal. Com base na Análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procura-se identificar o que é dito nos comerciais da marca e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, será analisada a produção de sentidos relacionados ao comércio de produtos alimentícios e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende quatro publicidades da Sadia, contemplando diversos momentos da história quinquagenária dessa indústria. O material será analisado mediante o estabelecimento de relações entre os enunciados de cada comercial, entre os dos quatro comerciais e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos e imagéticos utilizados na composição dos vídeos. As análises revelam a produção de sentidos culinários e econômicos, além do apagamento do caráter animal dos produtos comercializados e do processo ao qual essas criaturas são efetivamente submetidas.
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