(DES)CONTINUIDADES NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Palavras-chave: Conhecimento Docente em Matemática. Pandemia de COVID-19. Educação Matemática. Metodologias de Ensino da Matemática. PET-Programa de Educação Tutorial.

Resumo

Na investigação, buscamos identificar os conhecimentos profissionais mobilizados por professores em formação inicial no desenvolvimento do projeto ‘Educação Matemática e Pandemia’. O modelo teórico dos conhecimentos específicos dos professores de matemática proposto por Deborah Ball e colaboradores indicou as categorias de análise. Foram esmiuçados documentos gerados na elaboração de quatro propostas pedagógicas com atividades nas quais os conceitos matemáticos estão relacionados à produção científica e midiática sobre a COVID-19. Segundo evidenciado nas análises, nas atividades fluíram saberes de matemática e de didática da matemática. Foi desenvolvida a capacidade de analisar e elaborar tarefas matemáticas exploratórias com uso da Modelagem Matemática e da Educação Matemática Crítica. Por sua vez, a constituição de saberes para o uso das novas tecnologias em trabalhos coletivos e o estabelecimento de vínculos solidários de reflexão-ação-reflexão foram fundamentais para ultrapassar obstáculos que encontramos.

Biografia do Autor

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, UFMT

Doutora em Educação pela USP, UFMT/CUA. 

Admur Severino Pamplona, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática pela FE/UNICAMP, UFMT/CUA/ICET. 

Referências

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Publicado
2022-03-08