ANÁLISE DAS DIRETRIZES NACIONAIS E INSTITUCIONAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Palavras-chave: Aprendizagem Ativa. Currículo de graduação. Educação em Fisioterapia. Projeto Pedagógico. Diretrizes Curriculares.

Resumo

Estudo qualitativo, a partir de análise documental, com objetivo de investigar as congruências acerca da utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) em um curso de graduação em Fisioterapia. Foram estudados, a partir de análise de conteúdo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Fisioterapia e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma instituição federal de ensino superior. Os dados mostraram que existem congruências entre os documentos e que são feitas menções diretas ou indiretas e recomendações ao uso das MAEA no texto do PPC. O estímulo ao protagonismo e autonomia do estudante é citado mostrando a compreensão da importância da participação deste como sujeito ativo na construção do seu conhecimento. Destaca-se a falta de previsão de estratégias diretas para a utilização das MAEA. Propõem-se a realização de estudos que possam identificar as motivações e preferências dos professores quanto a utilização de métodos tradicionais ou ativos de ensino.

Biografia do Autor

Gisele Silveira Blanco, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa. 

Tainá Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa. 

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Bioquímica toxicológica, Universidade Federal do Pampa. 

Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Doutora em Bioquímica com pós-doutoramento em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa. 

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Publicado
2021-08-26