ANÁLISE DAS DIRETRIZES NACIONAIS E INSTITUCIONAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Resumo
Estudo qualitativo, a partir de análise documental, com objetivo de investigar as congruências acerca da utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) em um curso de graduação em Fisioterapia. Foram estudados, a partir de análise de conteúdo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Fisioterapia e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma instituição federal de ensino superior. Os dados mostraram que existem congruências entre os documentos e que são feitas menções diretas ou indiretas e recomendações ao uso das MAEA no texto do PPC. O estímulo ao protagonismo e autonomia do estudante é citado mostrando a compreensão da importância da participação deste como sujeito ativo na construção do seu conhecimento. Destaca-se a falta de previsão de estratégias diretas para a utilização das MAEA. Propõem-se a realização de estudos que possam identificar as motivações e preferências dos professores quanto a utilização de métodos tradicionais ou ativos de ensino.
Referências
ALVES, E. S.; Educação Holística: a educação que recebemos. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia). Faculdade São Luís de França, Sergipe, 2016. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc3-8.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 35, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2014.
BERTOCELLO, D.; PIVETTA, H. M. F. Diretrizes Nacionais Curriculares para a graduação em fisioterapia: reflexões necessárias. Cadernos de Educação Saúde e Fisioterapia, v. 2, n. 4, 2015.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.210/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de dezembro de 2001. Seção 1, p. 22. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
CONGRUÊNCIA. In: Dicionário da língua portuguesa. Priberam Informática, S. A, 22 jul. 2020. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/congru%C3%AAncia. Acesso em: 22 jul. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
GEMIGNANI, E. Y. M. Y. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação [online], Recife, v. 1, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.uniavan.edu.br/uploads/arquivo/K2t3kZ.pdf. Acesso em: 21 jul. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GOMES, M. Q. A construção de projetos pedagógicos na formação de profissionais da saúde. Interdisciplinary Journal of Health Education, Pará, v. 1, n. 1, p. 13-22, 2016. Disponível em: https://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/article/view/35/4. Acesso em: 21 jun. 2020.
LADEIRA, T. L.; Reflexões bioéticas na formação do fisioterapeuta: perspectivas docentes e discentes. Tese de Doutorado (Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva). Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Medicina, Niterói, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/10640/1/Talita%20Leite%20Ladeira%20Tese.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; SILVA, C. B.; LORETTO, E. L. S. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, mar./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690. Acesso em: 22 jul. 2020.
MARIN, M. J. S.; LIMA, E. F. G.; MATSUYAMA, D. T.; SILVA, L. K. D.; GONZALES, C.; DEUZIAN, S.; ILIAS, M. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, 13-20, 2010.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; GUERREIRO, M. G. S.; MOREIRA, T. M. M.; ALMEIDA, M. I. Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 679-686, set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300018. Acesso em: 21 jun. 2020.
OLIVEIRA, D. K. S.; QUARESMA, V. S. M.; PEREIRA, J. A.; CUNHA, E. R. A arte de Educar na Área da Saúde: experiências com Metodologias Ativas. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, ano 2, n. 1, jan./jul. 2015. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/60. Acesso em: 28 ago. 2020.
PIO, D. A. M.; BOCCHI, S. C. M.; VIEIRA, C. M.; CHIARELLI, M. Q. A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 2, p. 619-631, maio/ago. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271992506. Acesso em: 25 ago. 2020.
PÜSCHEL, V. A. A., COSTA, D., REIS, P. P., OLIVEIRA, L. B., CARBOGIM, F. C. Nurses in the labor market: professional insertion, competencies and skills. Revista Brasileira de Enfermagem [online], v. 70, n. 6, p. 1220-1226, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000601220. Acesso em: 26 ago. 2020.
RICHARTZ T. Metodologia Ativa: a importância da pesquisa na formação de professores. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 13, n. 1, p. 296-304, 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2422. Acesso em 21 jul. 2020.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4ª. ed. Porto Alegre, 2000.
SERVANT-MIKLOS, V. F. C. Fifty Years on: A Retrospective on the World's First Problem-based Learning Programme at McMaster University Medical School. Health Professions Education, v. 5, p. 3-12, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2452301118300592. Acesso em: 25 ago. 2020.
SILVA, L. R. C.; DAMACENO, A. D.; MARTINS, M. C. R.; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. Pesquisa Documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - PUCPR, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
SILVA, A. R. L. Modelo ativo do fazer pedagógico. In: Metodologia ativa na educação. Andreza R. L. da Silva, Patricia Bieging, Raul I. Busarello, organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. Disponível em: https://www.uniavan.edu.br/uploads/arquivo/AbqkIhrq5.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
TEIXEIRA, R. L. P.; SILVA, P. D.; BRITO, M. L. A. Aplicabilidade de Metodologias Ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas em Cursos de Graduação em Engenharia. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.8, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/946. Acesso em: 28 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia - Bacharelado. Uruguaiana, RS: UNIPAMPA, 2018. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/816/9/PPC_%20Fisioterapia_Uruguaiana.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.
VENDRUSCULO, A. P. A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia. Tese de Doutorado. (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).