FAMÍLIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS CRÍTICO-INCLUSIVOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Neste trabalho apresentamos nossas reflexões sobre questões referentes à relação entre a escola e família em intersecção com os desafios aos processos de ensino-aprendizagem vinculados na área de Educação Especial em uma escola da rede municipal de Mesquita/RJ. Nos desafios inerentes ao processo de interlocução entre família e escola, os autores substanciam suas análises tendo como aporte teórico o pensamento de Theodor Adorno (Teoria Crítica). Dados da pesquisa foram coletados in loco através de questionários semi-estruturados. O estudo analisou as reflexões acerca da família em relação ao papel da escola no desenvolvimento do processo de ensino, além da parceria estabelecida entre escola e família no processo pedagógico. Nas considerações finais, é imperioso ampliar os investimentos em educação na estruturação dos espaços escolares e proporcionar cada vez mais a reflexão crítica aos familiares na valorização dos aspectos positivos de colaboração relacionados ao processo educativo dos estudantes.
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