FAMÍLIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS CRÍTICO-INCLUSIVOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE

Palavras-chave: Família – escola. Educação Especial. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho apresentamos nossas reflexões sobre questões referentes à relação entre a escola e família em intersecção com os desafios aos processos de ensino-aprendizagem vinculados na área de Educação Especial em uma escola da rede municipal de Mesquita/RJ.  Nos desafios inerentes ao processo de interlocução entre família e escola, os autores substanciam suas análises tendo como aporte teórico o pensamento de Theodor Adorno (Teoria Crítica). Dados da pesquisa foram coletados in loco através de questionários semi-estruturados. O estudo analisou as reflexões acerca da família em relação ao papel da escola no desenvolvimento do processo de ensino, além da parceria estabelecida entre escola e família no processo pedagógico. Nas considerações finais, é imperioso ampliar os investimentos em educação na estruturação dos espaços escolares e proporcionar cada vez mais a reflexão crítica aos familiares na valorização dos aspectos positivos de colaboração relacionados ao processo educativo dos estudantes.

Biografia do Autor

Marco Antonio Serra Viegas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestrando em Educação (PPGEduc/UFRRJ). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (PUC/RIO). Pedagogo (FGS). Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Município de Mesquita/RJ. Membro do Grupo de Trabalho em Educação Especial da Coordenação em Educação Especial da SEMED/Mesquita e pesquisador do grupo LEPEDI (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão/UFRRJ).

Andressa Silva Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestra em Educação (PPGEduc/UFRRJ) e Pedagoga (UFRRJ). Professora de Educação Especial do Município de Mesquita/RJ. Pesquisadora do grupo LEPEDI (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão/UFRRJ).

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor e Mestre em Educação (UFF). Especialista em Educação Especial (UFF). Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vinculado ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos