ENSINO DE LEITURA: ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS NA COMPREENSÃO DE CHARGES

Palavras-chave: Leitura. Ensino de Leitura. Gênero Charge.

Resumo

Este trabalho volta seu foco à leitura de charges. Partindo da premissa de que a identificação de estratégias mobilizadas na leitura pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, aperfeiçoando competências leitoras, realizamos a análise de uma charge com vistas a explicitar procedimentos mobilizados para compreensão do texto. Mais especificamente, procuramos compreender e explicar o que olhamos e como olhamos para o texto para (re)construir sentidos. O corpus é constituído de uma charge do cartunista Iotti, veiculada no Jornal Zero Hora, em 2018, e a análise se ampara em estudos sobre estratégias de leitura, em preceitos bakhtinianos e da semiótica discursiva. O estudo aponta que a compreensão das charges requer conhecimentos atinentes à função social do gênero, aos interdiscursos imediatos implicados na leitura e atenção à rede figurativa e temática manifesta no texto, posto que a partir dela se estabelecem as conexões necessárias à compreensão. Também aponta caminhos possíveis para se chegar a níveis mais profundos de leitura, podendo auxiliar professores e alunos nesse processo.

Biografia do Autor

karine Tiepo da Silva, UPF

Mestre em Letras. Professora da rede municipal e estadual em São João da Urtiga/RS. 

Luciana Maria Crestani , Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras. Professora no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Cyntia Graziella Guizelin Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação. Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista. 

Referências

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Publicado
2021-07-16