ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS (PEREJIVANIE) POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO VELHO/RO

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Gestão Escolar, Pedagogia, Perejivanie

Resumo

Este artigo se refere a experiências formativas de 69 acadêmicos de um curso de Pedagogia em secretarias, supervisões e direções de 32 escolas públicas de Porto Velho. Objetiva problematizar, com base no conceito vygotskiano perejivanie, suas experiências vividas na disciplina de ‘Estágio Supervisionado em Gestão Escolar’ do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo Estudo de Caso, utilizou-se de manifestações espontâneas dos estagiários postadas no fórum da Sala Virtual que apoiou as atividades da disciplina. A análise textual discursiva dos depoimentos revelou: a motivação dos estagiários com o modelo de estágio participativo em gestão escolar; a secretaria como o setor no qual os acadêmicos mais participaram de atividades nas escolas; a supervisão como lócus propício a maior diversidade de aprendizagens e; na direção, as experiências que demandaram menos participação e resultaram em menos aprendizagens para os estagiários.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Pedagogo e Cientista da Computação; Especialista, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

Franciane de Oliveira Pinho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Servidora da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC/RO).

 

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Publicado
2021-09-17