INFÂNCIA E JUVENTUDE NA LITERATURA: ORIGEM E RECURSOS ESTILÍSTICOS DOMINANTES

Palavras-chave: Infância; Juventude; Literatura.

Resumo

Como um período de desenvolvimento humano, a infância e juventude nos remetem a diversas acepções. O que se aplica a essa fase de intensa inventividade é o fato de ela ser desmesuradamente construtiva. Não se trata somente de um momento propício a descobertas, e sim, de um gigantesco universo de feitura. Tais considerações nos portam a obras de grande valor para a Literatura infantil e juvenil, como aquelas escrita por Monteiro Lobato no século XX, retratando a infância de modo inteligente. Em contrapartida, temos na atualidade autores também consagrados como Pedro Bandeira e Marina Colasanti – apropriamo-nos apenas desses dois nomes afim de não estendermos demasiado a lista. Nosso intuito será levantar uma discussão acerca do momento histórico em que o gênero se constitui e analisar as estratégias narrativas relacionadas aos elementos textuais, temáticas que abordam consciência dos valores humanos e a psicanálise a ser discutida, englobando questões que se referem à formação do sujeito. Para isso, acionaremos aportes teóricos que dialogam com tais perspectivas, como: Castro (2008), Coelho (2000), Vygotsky (2007), Zilberman (2005) dentre outros.

Biografia do Autor

Roseane Oliveira de Araújo Félix, UFG-RC/UFCAT

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Câmpus Catalão. Mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem. 

Ágatha Camila Ferreira Araújo, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Mestre em Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Pós-graduada em Psicopedagogia. Possui Complementação Pedagógica. Titulação em Letras Português Licenciatura na Universidade Federal de Goiás Regional Catalão. 

Referências

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Publicado
2021-01-21