REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DO REFERENCIAL CURRICULAR LIÇÕES DO RIO GRANDE
Resumo
O desenvolvimento da capacidade intelectual dos educandos, partindo do estudo de diferentes gêneros e produção textuais, assim como ampliar a compreensão e a criticidade a respeito do funcionamento da língua/linguagem em diferentes contextos se constitui na grande proposta das principais diretrizes da educação brasileira. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência das aulas ministradas seguindo proposta de sequência didática do Referencial Curricular Lições do Rio Grande (2009), na disciplina de Língua Portuguesa. A escola escolhida para desenvolvimento da proposta foi o Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo-RS, Brasil, em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental. A metodologia foi baseada no referencial, no eixo ler-escrever-resolver problemas sob perspectiva sociointeracionista. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que o conhecimento deva ser construído de maneira contextualizada, partindo das vivências. Nesse sentido, proporcionou universalizar a participação do estudante no contexto escolar, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem.
Referências
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