REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DO REFERENCIAL CURRICULAR LIÇÕES DO RIO GRANDE

Palavras-chave: Referencial Curricular Lições do Rio Grande. Sequência Didática. Ensino de Língua Materna.

Resumo

 O desenvolvimento da capacidade intelectual dos educandos, partindo do estudo de diferentes gêneros e produção textuais, assim como ampliar a compreensão e a criticidade a respeito do funcionamento da língua/linguagem em diferentes contextos se constitui na grande proposta das principais diretrizes da educação brasileira. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência das aulas ministradas seguindo proposta de sequência didática do Referencial Curricular Lições do Rio Grande (2009), na disciplina de Língua Portuguesa. A escola escolhida para desenvolvimento da proposta foi o Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo-RS, Brasil, em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental. A metodologia foi baseada no referencial, no eixo ler-escrever-resolver problemas sob perspectiva sociointeracionista. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que o conhecimento deva ser construído de maneira contextualizada, partindo das vivências. Nesse sentido, proporcionou universalizar a participação do estudante no contexto escolar, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem.

Biografia do Autor

Dayse Rodrigues dos Santos, Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Pará (IFPA

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua profissionalmente como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Santarém.

Fernanda Novak, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Voluntária-extensionista no projeto English for Kids, do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA. Bolsista PIBID - Letras, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA. Tem prática em pesquisa acadêmica e extensão universitária. Dedica seus estudos para as áreas de Linguística, Línguas Indígenas e Língua Inglesa.

 

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência