ETNOMODELAGEM: UM OLHAR ÊMICO, ÉTICO E DIALÓGICO PARA A PRODUÇÃO ARTESANAL DE CHOCOLATE

Palavras-chave: Etnomodelagem. Modelagem Matemática. Etnomatemática. Produção Artesanal de Chocolate.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o resultado de uma proposta de ensino, fundamentada na etnomodelagem, para a construção de um modelo para a produção artesanal de chocolate. A pesquisa é qualitativa, onde os dados foram produzidos por meio de uma visita com os estudantes a um assentamento de trabalhadores rurais sem-terra, para se obter informações sobre a produção de chocolate através de entrevistas com os produtores. A análise da pesquisa teve como base a Análise de Conteúdo, onde os dados foram separados em unidades de registros e reagrupados por temas, os quais deram origem aos eixos temáticos, sintetizados em duas categorias emergentes: Conectando duas realidades; e Para além do conceito de função. Como resultado, observou-se que, por meio da etnomodelagem, os estudantes conseguiram criar etnomodelos para representar a produção de chocolate artesanal da fábrica onde os dados foram coletados.

Biografia do Autor

Jonas dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciando em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é professor de Matemática e coordenador de área( Matemática) do Colégio Estadual Bráulio Xavier. Tem experiência na docência de Física e Química do Ensino Médio. Realiza palestra e Formação de professores sobre a Ensino Matemática e Ludicidade.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70.ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3. ed., 2. reimpr. São Paulo: Contexto, 2010.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2010.

BIEMBENGUT, M.S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro:

Editora Ciência Moderna, 2008.

______. Modelagem matemática na educação e na ciência. São Paulo: Editora da Física, 2016.

BRASIL. Base nacional comum curricular. 3. versão. Brasília: MEC, 2017.

CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

CRECWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; Porto Alegre: Artmed, 2010.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – o elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

REGES, A. M. M. O ensino da geometria com enfoque na etnomodelagem.2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2013.

ROCHA, L. B. A região cacaueira da Bahia– dos coronéis à vassoura-de-bruxa:

saga, percepção, representação. Ilhéus: Editus, 2014.

ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 04, p. 865-879, out./dez. 2012.

______. Etnomodelagem: arte de traduzir prática matemática locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Sead/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SOARES, R. B. Modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento das competências em modelagem matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em uma prática esportiva. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto,Ouro Preto, 2018.

SONEGO, G. V. As contribuições da etnomodelagem matemática no estudo da geometria. 2009. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.

Publicado
2021-10-18