ETNOMODELAGEM: UM OLHAR ÊMICO, ÉTICO E DIALÓGICO PARA A PRODUÇÃO ARTESANAL DE CHOCOLATE
Resumo
Neste artigo apresenta-se um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o resultado de uma proposta de ensino, fundamentada na etnomodelagem, para a construção de um modelo para a produção artesanal de chocolate. A pesquisa é qualitativa, onde os dados foram produzidos por meio de uma visita com os estudantes a um assentamento de trabalhadores rurais sem-terra, para se obter informações sobre a produção de chocolate através de entrevistas com os produtores. A análise da pesquisa teve como base a Análise de Conteúdo, onde os dados foram separados em unidades de registros e reagrupados por temas, os quais deram origem aos eixos temáticos, sintetizados em duas categorias emergentes: Conectando duas realidades; e Para além do conceito de função. Como resultado, observou-se que, por meio da etnomodelagem, os estudantes conseguiram criar etnomodelos para representar a produção de chocolate artesanal da fábrica onde os dados foram coletados.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70.ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3. ed., 2. reimpr. São Paulo: Contexto, 2010.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2010.
BIEMBENGUT, M.S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro:
Editora Ciência Moderna, 2008.
______. Modelagem matemática na educação e na ciência. São Paulo: Editora da Física, 2016.
BRASIL. Base nacional comum curricular. 3. versão. Brasília: MEC, 2017.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
CRECWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; Porto Alegre: Artmed, 2010.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – o elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
REGES, A. M. M. O ensino da geometria com enfoque na etnomodelagem.2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2013.
ROCHA, L. B. A região cacaueira da Bahia– dos coronéis à vassoura-de-bruxa:
saga, percepção, representação. Ilhéus: Editus, 2014.
ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 04, p. 865-879, out./dez. 2012.
______. Etnomodelagem: arte de traduzir prática matemática locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Sead/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SOARES, R. B. Modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento das competências em modelagem matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em uma prática esportiva. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto,Ouro Preto, 2018.
SONEGO, G. V. As contribuições da etnomodelagem matemática no estudo da geometria. 2009. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).