FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR INVISÍVEL DENTRO DA ESCOLA
Resumo
Trata-se de reflexão teórica sobre as garantias dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência no âmbito da inclusão escolar, sobretudo da educação básica, atrelada a formação de professores. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura apoiada na observação da prática pedagógica em uma escola de ensino médio na cidade de Palmas/TO entre os anos de 2017 e 2018, tendo por escopo legal o Projeto Político Pedagógico - PPP. As considerações apontam que a falta de formação continuada de professores para ensinar alunos com deficiência não é o único problema aparente da inclusão escolar, a grande parte das escolas brasileiras não possuem sequer banheiros adaptados para receberem pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Sendo este último, uma afronta diretamente ligada ao “eu” da pessoa, enquanto sujeito de direitos humanos.
Referências
Anuário Brasileiro da Educação Básica. Pnad Contínua, ed. Atualizada, Todos pela Educação, Moderna, 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/_uploads/20180824-Anuario_Educacao_2018_atualizado_WEB.pdf?utm_source=conteudoSite. Acesso em: 17 jul. 2020.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 de jul. 2015. Acesso em: 5 abr. 2020.
BRASIL. Constituição (1988): República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado Federal, 1988.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 abr. 2020.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Decreto Nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 de agos. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 de jul. 1990 e retificado em 27 de set. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 7 mai. 2020.
BRASIL. Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1 – 27 de dez. 1961, Página 11429 (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 7 mai. 2020.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.66 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2018.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.
BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 abr. 2020.
BRASIL. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Ministério da Educação, INEP. s/d. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Mapa+do+analfabetismo+no+Brasil/a53ac9ee-c0c0-4727-b216-035c65c45e1b?version=1.3. Acesso em: 17 jul. 2020.
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A formação de professores para inclusão dos alunos no espaço pedagógico da diversidade. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 139-146.
LEITE, Lígia Costa. Meninos de Rua: a infância excluída no Brasil. Wanderley Loconte (Coord.). São Paulo: Atual, 2001. Espaço & debate.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 56-68.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, março 2005, p. 3-15. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3082/2778. Acesso em: 02 jul. 2019.
SANTOS, Joyce Duailibe Laignier Barbosa; PASSOS, Vânia Maria de Araújo; ROCHA, José Damião Trindade. A formação docente no brasil: dilemas e desafios. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 5, n. 3, mar. 2018. ISSN 2358-8322. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/644. Acesso em: 02 jul. 2019.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/109/298. Acesso em: 10 mai. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).