CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Palavras-chave: Estudantes com deficiência. Professores de ciências. Belo Horizonte.

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa e descritiva que utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados e que foi aplicado à 61 professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH). Para tal, teve como objetivos específicos descrever o perfil dos professores de Ciências da RME-BH; listar as atividades realizadas pelos docentes, na trajetória acadêmica e/ou na vida profissional, relativas à capacitação para o trabalho com estudantes deficientes e identificar, na perspectiva dos docentes, quão preparados se percebem para trabalhar com estudantes com deficiência. Após coleta e análise de dados verificou-se que a oferta de disciplinas relacionadas à temática nos cursos de ciências biológicas ainda é bem tímida, bem como a capacitação em serviço desses professores. Além disso, 83% dos professores declarou não se sentir capacitado para trabalhar com estudantes com deficiência.

Biografia do Autor

Roberto Eustáquio Carvalho Júnior, IEC/Puc Minas

Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, IEC – PUC Minas. 

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Puc Minas

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas / Professor Nível VI, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais / Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - PG-EBS - Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz. 

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Publicado
2021-07-22