PROBLEMATIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS FORMATIVOS A PROFESSORES NÃO LICENCIADOS EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
O presente estudo trata da temática da formação dos professores, com o objetivo de problematizar o cenário de desenvolvimento profissional de professores não licenciados e iniciantes na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica documental e bibliográfica, aborda: a) um levantamento inicial das conjunturas políticas e práticas que tratam da formação continuada e do desenvolvimento profissional docente – singularizado ao grupo de professores estudado – numa concepção macro nacional; b) a elaboração de um sustentáculo teórico acerca da relevância de pensar a indução profissional docente a esse mesmo conjunto de professores. Conclui-se que existe um vácuo nas normativas federais e uma terceirização da responsabilidade deste tipo de formação dos professores às Instituições da Rede Federal, que não materializam programas ou propostas formativas de reconhecimento nacional que atentem à especificidade do grupo de professores abordado neste estudo.
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