PROBLEMATIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS FORMATIVOS A PROFESSORES NÃO LICENCIADOS EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Profissional. Professores não-licenciados. Início da carreira docente.

Resumo

O presente estudo trata da temática da formação dos professores, com o objetivo de problematizar o cenário de desenvolvimento profissional de professores não licenciados e iniciantes na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica documental e bibliográfica, aborda: a) um levantamento inicial das conjunturas políticas e práticas que tratam da formação continuada e do desenvolvimento profissional docente – singularizado ao grupo de professores estudado – numa concepção macro nacional; b) a elaboração de um sustentáculo teórico acerca da relevância de pensar a indução profissional docente a esse mesmo conjunto de professores. Conclui-se que existe um vácuo nas normativas federais e uma terceirização da responsabilidade deste tipo de formação dos professores às Instituições da Rede Federal, que não materializam programas ou propostas formativas de reconhecimento nacional que atentem à especificidade do grupo de professores abordado neste estudo.

Biografia do Autor

Matheus de Vasconcelos Arraes, Instituto Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Olinda, Pernambuco, Brasil. 

Efraim Menezes de Lima Costa, Instituto Federal do Amazonas

Mestrando em Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil. 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado   em   Educação.   Professora   no   Instituto   Federal   de   Educação, Ciência   e Tecnologia   do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado   em   Educação.   Professor   no   Instituto   Federal   de   Educação, Ciência   e Tecnologia   do   Rio   Grande   do   Sul (IFRS), Sertão, Rio   Grande   do   Sul, Brasil. 

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Publicado
2021-08-10