AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: SENTIDOS E TENSIONAMENTOS

Palavras-chave: Política Pública Educacional. Gestão da Educação. Accountability e Educação. Tocantins. GepeEM/ObSPE.

Resumo

O artigo traz a temática accountability e avaliação em larga escala da educação no Estado do Tocantins. Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins, na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas. Tem por objetivo apresentar compreensão a respeito do tensionamento entre as perspectivas distintas de accountability, neoliberal/gerencial e democrática, no campo das políticas públicas educacionais de avaliação na realidade educacional do Tocantins. Com perspectiva crítica, assenta-se em fontes bibliográficas, documentais e hipertextos. Demonstra uma tendência gerencial na avaliação em larga escala no Estado quando são estabelecidas premiações aos que se destacam com melhores resultados, contudo, observa-se que é possível redefinir a perspectiva das avaliações estaduais tendo como um dos caminhos a gestão democrática e a formação continuada.

Biografia do Autor

Claudius Vinicius Souza Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Mestre em Educação/PPGE/UFT. Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação (Unoesc), Doutora e Mestre em Educação (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia EDUCANORTE.

Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Doutora em Educação pela UFSCAR. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado
2020-11-30