AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: SENTIDOS E TENSIONAMENTOS
Resumo
O artigo traz a temática accountability e avaliação em larga escala da educação no Estado do Tocantins. Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins, na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas. Tem por objetivo apresentar compreensão a respeito do tensionamento entre as perspectivas distintas de accountability, neoliberal/gerencial e democrática, no campo das políticas públicas educacionais de avaliação na realidade educacional do Tocantins. Com perspectiva crítica, assenta-se em fontes bibliográficas, documentais e hipertextos. Demonstra uma tendência gerencial na avaliação em larga escala no Estado quando são estabelecidas premiações aos que se destacam com melhores resultados, contudo, observa-se que é possível redefinir a perspectiva das avaliações estaduais tendo como um dos caminhos a gestão democrática e a formação continuada.
Referências
AFONSO, Almerindo. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a13v19n2.pdf. Acesso em: 05 mai. 2020.
AFONSO, Almerindo. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, 2009, 13, 13-29 2009. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/545. Acesso em: 05 mai. 2020.
AFONSO, Almerindo. Para uma Concetualização Alternativa de Accountability em Educação. 2012. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v33n119/a08v33n119.pdf. Acesso em: 05 mai. 2020.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliar as avaliações em larga escala: desafios políticos. 2013. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2013/12/12/avaliar-as-avaliacoes-em-larga-escala-desafios-politicos/
Acesso em: 05 abr. 2020.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). IDEB. Brasília: 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb. Acesso em: 11 mai. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). IDEB – Resultados e Metas. Brasília: 2018. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em: 13 fev. 2020.
CAPOCCHI, Eduardo Rodrigues. Avaliações em larga e políticas de responsabilização na educação: evidências de implicações indesejadas no Brasil. Dissertação [Mestrado em Educação]. Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Acadêmico). São Paulo SP, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13092017-145218/publico/EDUARDO_RODRIGUES_CAPOCCHI_rev.pdf.
Acesso em: 23 jan. 2020.
CARVALHO, Cynthia Paes de; OLIVEIRA, Ana Cristina prado de; LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Avaliações Externas: Tensões e Desafios para a Gestão Escolar. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 59, p. 50-76, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1939/1939.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.
CASSETTARI, Nathalia. Principais modelos de remuneração por desempenho para professores no Brasil. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3., 2012, Zaragoza. Anais. Zaragoza: ANPAE; FEAE; FPAE, 2012. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/NathaliaCassettari_res_int_GT2.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.
IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio; OLIVEIRA, Marcela Rodrigues de; MACHADO, Roseli Belém. Modos de Produção Norteadores do Trabalho Educativo In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 1, 2017. Anais. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23460_12103.pdf.
Acesso em: 23 jan. 2020.
LIMA, Penélope Ferreira de Medeiros. Políticas de accountability na educação tocantinense: um estudo sobre incentivos (e punições) por desempenho. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Univеrsidadе Fеdеral do Tocantins, Campus dе Palmas. Palmas, TO, 2020.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis. Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007. Disponível em: http://https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/index. Acesso em: 25 jan. 2020.
MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação interna no contexto das avaliações externas: desafios para a gestão escolar. Eixo 1 – políticas públicas, financiamento, avaliação e gestão da educação. S/d. Disponível em: https://www.anpae.org.br. Acesso em: 28 dez. 2019.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Heráclito e o hipertexto: o logos do hipertexto e a harmonia do oculto. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 1, 2005, Recife. Anais. Disponível em: http://www.ufpe.br. Acesso em: 25 jan. 2020.
NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Políticas de Accountability na Educação Básica: Repercussões em Municípios Catarinenses - Agência Financiadora: CAPES. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt05-1408_int.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
OLIVEIRA, Claudius Vinicius Souza. Accountability e políticas de responsabilização na realidade educacional no Tocantins: tensionamento entre as perspectivas neoliberal e democrática. Dissertação [Mestrado em Educação]. Universidade Federal do Tocantins. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Acadêmico). Palmas, TO, 2020.
RISCAL Jose Reinaldo; LUIZ, Maria Cecília. Gestão Democrática e a Análise de Avaliações em Larga Escala o Desempenho da Escola Pública no Brasil. São Carlos, Pixel, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49171-gestao-democratica-e-a-analise-de-avaliacoes-larga-escala/file.. Acesso em: 23 jan. 2020.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselaine Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez., 2005. Disponível em: https://ced.ufsc.br/nup/perspectiva.html. Acesso em: 10 abr. 2019.
SEDUC-TO. Cerca de 42 mil estudantes participam da avaliação diagnóstica da rede estadual de ensino. 2019. Disponível em: https://portal.to.gov.br/noticia/2019/3/20/cerca-de-42-mil-estudantes-participam-da-avaliacao-diagnostica-da-rede-estadual-de-ensino/. Acesso em: 22 mar. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).