TERRITORIALIDADE E ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Palavras-chave: Território. Escola. Relações de poder. Multiterritorialidade.

Resumo

Este artigo visa fazer uma relação entre territorialidade e educação, explorando os conceitos clássicos e modernos, dada a importância do território enquanto espaço de evolução social. Para esta pesquisa, foi realizada uma análise meticulosa e ampla de pesquisas e autores que versam sobre a territorialidade. Ressaltou-se que a escola é um amplo espaço, mas possui sua territorialidade, através das relações de poder, sendo um local de múltiplas possibilidades, com desafios e contradições. Concluiu-se que que as relações de poder no espaço escolar devem ser compreendidas entre os indivíduos que a compõem, e a escola como território. Este espaço deve estar preparado para a sua multiplicidade, acolhendo e respeitando ideias divergentes, levando a discussões e tomadas de decisão coletivas.

Biografia do Autor

Ivete Antunes Corrêa, Secretaria de Segurança Pública do estado do Tocantins

Mestra em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL - UFT). Graduada em Direito e Administração Pública (UFT) e em Letras (ULBRA). Instituição de vinculação: Secretaria de Segurança Pública do estado do Tocantins. 

Jessika Villalon Sousa Cruz, UFT

Doutoranda em Educação na Amazônia (PDEGA/UFPA/UFT).   Mestra em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL – UFT). Graduada em Teatro (UFT - 2019) e Tecnologia em Gestão Pública (IFTO - 2016). Instituição de vinculação: PDEGA/UFPA/UFT. 

Mônica Aparecida Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP (1999) e Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1996). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas. 

Raimundo Ferreira Rodrigues, Prefeitura de Palmas - TO

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL – UFT), graduado em Pedagogia (2005) e Comunicação Social: Jornalismo (2016) pela UFT. Instituição de vinculação: Prefeitura de Palmas - TO. 

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos