AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DIGITAL DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS – IFTO

Palavras-chave: Competências Digitais. Políticas Públicas. Formação de Professores. DigCompEdu Check-In.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de proficiência em tecnologias digitais de professores do IFTO, com base no modelo de autoavaliação DigCompEdu “Check-In”, desenvolvido pelo EU Science Hub (Centro de Ciências da União Europeia). Em específico, a delimitação da pesquisa compreende analisar as competências digitais dos docentes nas dimensões: profissional, pedagógica e de estudantes. Utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Participaram desta pesquisa 141 docentes dos câmpus Palmas e Porto Nacional, das diversas áreas do conhecimento. Os resultados apontam que, em termos globais, as (os) docentes possuem um nível de proficiência digital moderado e demonstram maior fragilidade nas dimensões Competências Pedagógicas dos Professores e Competências dos Estudantes. Foi possível concluir ainda que, ser mais novo, não é condição para ter um elevado nível de proficiência digital, pois, estatisticamente, não há diferenças significativas quando relacionadas às variáveis “idade” e “desempenho” médio global dos docentes.

Biografia do Autor

Igor Barbosa Melo, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT). Especialista em Gestão Empresarial e em Gestão Pública Municipal (UFT). Graduado em Administração (IEPO). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO/Campus Porto Nacional). 

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutoranda (Universidade de Coimbra), com pesquisa sobre Competências Digitais de Professores. Pós-doutora (UNESP), com pesquisa ligada à Transparência Pública. Doutora em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Mestra em Gestão da Qualidade (Unicamp). Especialista em Administração Financeira e Docência do Ensino Superior. Graduada em Administração (PUC de Goiás). Professora, Diretora de Tecnologias Educacionais e Coordenadora UAB da UFT. 

Sara Dias Trindade, Universidade de Coimbra, Portugal.

Doutora em História e Pós-doutora em Tecnologias Educacionais e da Comunicação (Universidade de Coimbra). Mestra em História Econômica e Social Contemporânea e Licenciatura em História. Investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra. Professora na Universidade de Coimbra. 

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Publicado
2021-08-10