AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DIGITAL DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS – IFTO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de proficiência em tecnologias digitais de professores do IFTO, com base no modelo de autoavaliação DigCompEdu “Check-In”, desenvolvido pelo EU Science Hub (Centro de Ciências da União Europeia). Em específico, a delimitação da pesquisa compreende analisar as competências digitais dos docentes nas dimensões: profissional, pedagógica e de estudantes. Utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Participaram desta pesquisa 141 docentes dos câmpus Palmas e Porto Nacional, das diversas áreas do conhecimento. Os resultados apontam que, em termos globais, as (os) docentes possuem um nível de proficiência digital moderado e demonstram maior fragilidade nas dimensões Competências Pedagógicas dos Professores e Competências dos Estudantes. Foi possível concluir ainda que, ser mais novo, não é condição para ter um elevado nível de proficiência digital, pois, estatisticamente, não há diferenças significativas quando relacionadas às variáveis “idade” e “desempenho” médio global dos docentes.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
COMISSÃO EUROPÉIA (UE). Centro Comum de Investigação. Feedback DigCompEdu Check-In. Bruxelas, 2017. Disponível em:
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, 2018. Disponível em:< https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24187>. Acesso em: 10 jan. 2019.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 12, n. 2, maio 2019. ISSN 1983-3652. Disponível em:
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA Editora, 2018.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. 7. reimp. - São Paulo: Atlas, 2012.
REDECKER, C. European Framework for the Digital Competence of Educators:
DigCompEdu. Punie, Y. (ed). EUR 28775. In: Publications Office of the European Union. Luxembourg, 2017. Disponível em: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC107466. Acesso: 30 mar. 2019.
JOLY, M. C. R. A. et al. Avaliação de desempenho docente em tecnologias da informação e comunicação: um estudo transcultural Brasil–Portugal: relatório técnico. Brasília, DF: Universidade de Brasília (UnB), 2014. Disponível em:
WHITE, G. K. Digital fluency: Skills necessary for learning in the digital age. 2013. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).