A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA E DA NEUROCIÊNCIA

Palavras-chave: Inclusão. Didática. Neuroaprendizagem.

Resumo

O artigo tem como objetivo contribuir e analisar o quadro atual da educação inclusiva através de um estudo bibliográfico de assuntos ligados à didática, ao ensino e ao funcionamento da mente humana com foco na aprendizagem, a fim de contribuir para a melhoria da inclusão de deficientes no nosso país. Tanto a neurociência quanto a didática têm evoluído seus estudos, constantemente, e é necessário que a escola esteja atualizada diante da mudança cada vez mais rápida da sociedade e da ciência. A partir deste estudo pretende-se clarificar conhecimentos sobre a melhor forma de ensinar a todos os alunos, inclusive ao aluno com deficiência.

Biografia do Autor

Michelle Oliveira Correia, Colégio Pedro II

Mestrado, UFRJ. 

Referências

BUDEL, G. C.; MEIER, M. Mediação da aprendizagem na educação especial. Editora intersaberes. 2019.

COSENZA. R. M. GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: Como o cérebro aprende. 2011.

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001. Convenção da Organização dos Estados Americanos.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática/ howard Gardner; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. - Porto Alegre: Artmed, 1995.

PERKINS, D. La escuela inteligente: Del adiestramiento de la memoria a la educación de la mente. Ed. Gedisa. Debate socioeducativo. 2000.

TEMPORETTI, F. Entre la escalera ascendente y la espiral recurrente. Los procesos de adquisición de conocimiento en tiempos de textos e hipertextos. Planteo Revista del Indide la Facultad de Humanidades y Ciencias de la UNL 2014.

MOLINER, O.; SÁNCHEZ, L. PBL A aprendizaje baseado en proyectos: una experiencia de coordinación y enseãnza auténtica en la Universidad. Universitat Jaume I. 2015.
Publicado
2021-08-10