A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE JOVENS EGRESSOS EM ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ-PA: O APRENDIZADO DE UM PERCURSO

Palavras-chave: Formação. Pedagogia Da Alternância. Jovens Egressos.

Resumo

Este artigo reflete acerca da experiência de formação com jovens do campo na Casa Familiar Rural de Cametá, a partir do pressuposto da Pedagogia da Alternância, que direciona o percurso formativo, a fim de compreender as relações que se estabelecem entre teoria e prática. A Pedagogia da Alternância tem como eixo norteador possibilitar formação aos sujeitos que fortaleça suas relações sociais e produtivas, a partir do território onde residem. Metodologicamente, adotou-se o estudo de caso, com entrevista semiestruturada a egressos, pais, líderes comunitários e líderes sindicais. Os dados apontam que essa experiência possibilitou aos jovens novas perspectivas de atuação profissional em suas comunidades e territórios, contribuindo para o fortalecimento da organização produtiva de suas propriedades, superando a visão da monocultura, com isso, passaram a diversificar a produção familiar. Portanto, é uma experiência educacional que contribuiu com uma formação articulada dos jovens com suas práticas de trabalho familiar.

Biografia do Autor

Eraldo Souza do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA/NAEA). Especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (UFPA/NAEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS), Vinculado a Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). 

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Publicado
2023-09-20
Seção
Artigos