PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (IM) POSSIBILIDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAJEADO TOCANTINS

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Metodologia. Escola do Campo. Formação Continuada. Rede Municipal de Ensino.

Resumo

O artigo aborda questionamentos na área da Pedagogia da Alternância e a formação continuada para os professores da rede pública municipal de ensino do município, o objetivo geral é: conhecer a Pedagogia da Alternância e a relevância da formação continuada de professores, e as (im)possibilidades de implantação dessa metodologia de ensino na escola do campo da rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins.  Tem como questionamento: Quais as (im) possibilidades da implantação da Pedagogia da Alternância e a relevância da formação continuada de professores na rede municipal de ensino?   Numa linha crítica de investigação e abordagem, adota-se a abordagem qualitativa, a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental. Ressalta-se a fragilidade educacional que perpassa o Município, sobretudo acerca do processo de implantação de novas metodologias e formação continuada de professores, haja vista que a escola se encontra no campo, mas o currículo e método utilizado são o mesmo da escola localizada na cidade.

Biografia do Autor

Maria das Graças Pereira Silva, UFT

Mestre em Educação (2019) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mateus Pereira Campos, UFT

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Vânia Maria Araújo Passos, UFG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011).

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Publicado
2020-08-03