AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL

Palavras-chave: Inovações Pedagógicas. Formação de Professores. Educação a Distância.

Resumo

O texto analisa as inovações pedagógicas mobilizadas pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil. O método de investigação, de cunho, fenomenológico, constitui-se em três momentos. No primeiro identificou-se, entre todos os IFs do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. No segundo, foram analisados os ordenamentos institucionais. O terceiro analisou e refletiu, por meio da análise ideográfica e nomotética, o fenômeno das inovações pedagógicas. Observou-se que as inovações pedagógicas estão relacionadas ao rompimento da forma tradicional de ensinar e aprender e buscam práticas de protagonismo por parte dos estudantes. Ressignificar, protagonizar, reconfigurar, participar, mediar, romper, gestar são algumas formas de inovar pedagogicamente.

Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSC

Doutora em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). 

Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutorado-UNED/Madrid. (2012).Doutora em Educação/UFRGS (1999). Estágio de Doutorado na University of Toronto (1997). Mestre em Educação (1990). Graduação em Pedagogia (1982). Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação/UFRGS. Docente no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE).Trabalha com a linha de pesquisa em: Ambientes Informatizados e Currículo a Distância, Arquiteturas Pedagógicas, Análise de Redes Sociais, Formação de Professores. É consultora na área de tecnologias digitais e formação de professores.

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Publicado
2021-10-18