FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS SABERES TRADICIONAIS DAS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Educação do Campo. Amazônias. Saberes Tradicionais. Formação de Professores.

Resumo

O artigo apresenta como temática central a Alternância e tem como objetivo analisar como a formação em Alternância, nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo têm lidado com a relação entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais das populações amazônicas. Foi realizada revisão bibliográfica sobre a Pedagogia da Alternância e a formação de educadores nas Licenciaturas em Educação do Campo. O texto reflete sobre a Formação em Alternância e as áreas do conhecimento, nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá/Campus de Mazagão e da Universidade Federal do Pará/Campus do Tocantins, utilizando as vozes de estudantes dos cursos, oriundas de entrevista semi estruturada. Os resultados indicam que a Formação em Alternância pode ampliar a politização da docência no curso e contribui com o rompimento das barreiras epistemológicas das ciências, ao promover o diálogo entre área educacional, ciências agrárias e da natureza.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Peixoto de Cristo, Universidade Federal do Amapá

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED/UFPA) (2017-2021). Professora do Curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP.

Oscar Ferreira Barros, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED/UFPA) (2017-2021). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Pará (UFPA/CUNTINS/Cametá).

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED/UFPA). Atua na Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo-FPEC.

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Publicado
2020-08-03