DICUMBA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavras-chave: Aprender pela Pesquisa. Dicumba. Alfabetização Científica.

Resumo

No objetivo de apresentar uma avaliação crítica sobre as potencialidades da Dicumba – Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem – à luz da Alfabetização Científica a partir do Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno, o presente texto divide-se em duas seções distintas e concluíres. Os dados coletados à luz de 5 passos, por meio de uma pesquisa-ação com 13 alunos da Educação Básica via aplicação de um questionário, foram analisados qualitativamente. Ao termino, tem-se que a Dicumba pode ser entendida como uma estratégia didática que não apenas potencializa o ensino do sujeito a partir de si e dos conhecimentos científicos, mas como uma ação que alicerça e que reorienta toda a atenção à forma de aprendizagem do aluno.

Biografia do Autor

Everton Bedin, UFPR

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, Docente no Departamento de Química e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

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Publicado
2021-07-16