LITERATURA, SILÊNCIO E O ARQUIVO: UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A OBRA VOZES DE TCHERNÓBIL

Palavras-chave: Literatura e Silêncio. Arquivo e Historicidade. Análise do Discurso.

Resumo

Este estudo investiga um determinado olhar para a literatura enquanto efeito de arquivo, sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso. Como exemplo representativo deste tipo de literatura, o trabalho se desenvolve a partir de um olhar interpretativo sobre a obra Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksiévitch, que narra de forma literária (com traços jornalísticos) a história do acidente nuclear a partir dos relatos das vítimas. Para melhor compreender os movimentos de sentidos propostos, a literatura será pensada em relação à narratividade, ao objeto ideológico e ao arquivo. Dessa forma, perpassando pelos conceitos teóricos de historicidade, propostos pela Análise do Discurso, será possível unir as pontas da discussão para então compreender como a literatura, que tem efeito de arquivo, tem a sua inscrição na história.

Biografia do Autor

Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo, UNIS/MG

Doutora em Ciências da Linguagem – UNIVÁS. Docente no UNIS/MG.

Alessandro Messias Moreira, UNIS MG

Doutor em Educação – UNIMEP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Celso Augusto dos Santos Gomes, UNIS/MG

Doutor em Educação – UNIMEP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Renan Antônio da Silva, UNIS/MG

Doutor em Ciências Sociais – UNESP/MARÍLIA. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional – UNIS/MG.

Alessandro Ferreira Alves, UNIS/MG

Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica – UNICAMP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Referências

ALEKSIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil. – 1ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1996.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.222-232.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

FOUCAULT, Michel, 1926-1984. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves, 7ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

MARIANI, Bethania. Silêncio e Metáfora, algo para se pensar. 2004. Disponível em: http://www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/2SEAD/SIMPOSIOS/BethaniaMariani.pdf. Acesso: 15 set. 2017.

NUNES, J. H. Leitura de Arquivo: Historicidade e Compreensão. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2, 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/2SEAD/SIMPOSIOS/JoseHortaNunes.pdf>.

ORLANDI, Eni P. Ler a cidade: o arquivo e a memória. In: ORLANDI, E. P. (Org). Para uma enciclopédia da cidade. Campinas: Pontes; Labeurb, 2003.

_____. (Org.). Gestos de Leitura - da História no Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1997, 2 ed.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

_____. Maio de 1968: Os Silêncios da Memória. Em: O papel da memória. Campinas: Pontes editores, 2015.

PÊCHEUX, Michel. A língua inatingível. Em: Análise de Discurso – Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2011.

______. Ler o arquivo hoje. Trad. Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (org.) [et al.]. Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. p. 55-66

______. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni

Puccinelli Orlandi. 7ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

ROBIN, Régine. A memória saturada. Tradução Cristiane Dias e Greciely Costa. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2016.

SÁ-CARNEIRO, Mario. Poemas completos. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.

Publicado
2020-03-31