AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM MIRACEMA DO TOCANTINS
Resumo
Esse artigo discutir sobre o resultado das experiências relacionadas ao estágio supervisionado em Pedagogia no EMEC. Santa Marina, havia outra escola próximo a Rio Tocantins, região da Ilha da Ema. Mediante, ao perfil da escola, buscamos contextualizar as teorias da educação que discuti essa realidade construída, recorremos as principais abordagens teóricas. Trataremos aqui de aspectos relevantes da pedagogia dos movimentos MST, MMC e MAB. A pesquisa de natureza de campo e bibliográfica, foi pensada em momentos diferentes, sendo o primeiro, a observação, regência e depois a elaboração de relatório, fundamentado em algumas referências bibliográficas pesquisadas em artigos acadêmicos, monografias e dissertações. Foi destacado também sobre a realização de um projeto na escola de mostrar aos alunos a importância de preservar e conservar os recursos naturais da região. Foi nessa direção que elaboramos o Projeto "Preservando a fauna e a flora do cerrado". Portanto, em um âmbito geral, essa pesquisa relata as experiências vivenciadas nessa escola durante o estágio supervisionado, o qual constatou-se que é de fundamental importância para a formação docente.
Referências
ALMEIDA Luiz Paulo de, PINGAS, Maria Rosenilda, PINTO, Paula Elizabete, Gelsa KNIJNIK, Discutindo a cultura camponesa no processo ensino aprendizagem em três escola do sul do Brasil, in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.
BARRETO, Eldo Moreira, ALMEIDA, Antônio Escobar de, BRAGA, Izabela Christiana, XAVIER, ALVES, Luiz Adílio, PAZET, Marcionei, Educação, escola, movimento sociais e comunidade, in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.
FERNANDES, Ailton Gonçalves, SOUZA, Edilson Alves de, CONTE, Isaura Isabel, MAGGIONI, Leonildo, ABREU, Mara Vanusa de , RIBEIRO, Marlene, A Pedagogia e as prática educativas na educação do campo in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.
FONSECA, Clair da, SOUZA, Elodir Lourenço de, SANTIN, Lurdes Marta, RODRIGUES, Teresa Madalena, MAZZIN, Vera Lúcia, A organização processo educativo, in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.
SALLES, Carolina, Meio Ambiente e a educação Ambiental nas Escolas Publicas, 2017, Disponível em https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/artigos/112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas Acesso em 16/06/19.
SOUZA, Eloir José de. Limites e possibilidades para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola de Educação infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida in; in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo – Brasília, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).