INTERAÇÕES DIALÓGICAS NUM CLUBE DE CIÊNCIAS: DAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES ÀS MANIFESTAÇÕES DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS
Resumo
Neste artigo propomos analisar de que maneira as Perguntas do Professor Monitor (PPM) permitem interações dialógicas para manifestações de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) de alunos, em atividades experimentais investigativas. Assim, foi feito um levantamento das ocorrências das PPMs e suas classificações; e dos IACs nas respostas dos alunos, tendo em vista a atividade força invisível trabalhada numa Sequência de Ensino Investigativa, num Clube de Ciências. Concluímos com este estudo que as perguntas dos Professores Monitores podem trazer contribuições para o processo de Alfabetização Cinetífica à medida que forem formuladas com o propósito de desenvolver níveis de investigação com capacidade de raciocinar, expor e defender opiniões, expressar suas dúvidas, num contexto de problematização e sistematização.
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRANDÃO, C. R. A Pesquisa Participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In Brandão, C.R.; Streck, D.R. (Eds), Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias e Letras. 2006.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.)– São Paulo: Cengage Learning, 2013.
__________; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R, REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: O conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2009.
CHASSOT. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora da Unijuí, 2000.
CORTELLA, M. S.; CASADEI, S. R.. O que é pergunta? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FLICK, W. Introdução a Pesquisa Qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. Terceira Edição. Porto Alegre: Artmed. 2016.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
______; GUIMARÃES S. Sobre Educação (Diálogos), vol. 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
______. Pedagogia do oprimido. 58 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
MACHADO, V.F; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de Ciências: a construção teórica de categorias . Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, 2012.
LOIZOS, P. “Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa”. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 137-155.
PENICK, J. E.; CROW, L. W.; BNNSTETTER, R. J. Questions are the answer: A logical questioning strategy for any topic. The Science Teacher, v. 63, p. 27-29, 1996.
SANTOS, W. L. P. Educação Científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 32, p. 474-492, set./dez. 2007.
SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. In: Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17 nº especial, p. 49-67. Novembro, 2015.
______.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. In: Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011.
______.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.13, n. 3, 333-352, 2008.
SOARES. M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. In: Revista Brasileira de Educação. n. 25, 2004.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research. Thousand Lage Daks: Lage Publications, 1990. 267 p.
TEIXEIRA, M. M. "O que é carga elétrica?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-carga-eletrica.htm>. Acesso em 01 de dezembro de 2018.
VITOR, F. C.; SILVA, A. P. B. Alfabetização e Educação Científica: Consensos e controversas. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, nº 249, p 410-427, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).