A HABITAÇÃO COMO UMA EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL: DAS CONCESSÕES DE TERRA À HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Palavras-chave: Déficit Habitacional. Políticas Públicas. Pobreza. Urbanização. Questão Social.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão histórica do processo de ocupação do solo brasileiro desde o período do Império até o final do governo Dilma. Percebe-se o déficit habitacional como uma expressão da questão social no Brasil. A verificação foi realizada junto a livros, periódicos e anais de simpósios que relatam a história das políticas de habitação no país. O estudo verifica a contribuição das políticas públicas para sanar a necessidade de habitação da classe mais pobre. Trata-se de uma pesquisa descritiva com base em uma revisão bibliográfica sobre a produção teórica referente ao período pós independência. A moradia para as classes menos favorecidas nunca foi prioridade das ações governamentais o que, somado a falta de planejamento em urbanização, causaram o déficit habitacional brasileiro. O déficit habitacional do país chegou a níveis insustentáveis obrigando o poder público a enfrentar o problema a partir da Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.

Biografia do Autor

William Almeida Cavalheiro, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS). Graduado em Administração, especialista em Planejamento e Gestão, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios. Docência no Ensino Superior, Gestão e Políticas Públicas Municipais. Professor tutor do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). 

Vitória Fernandes Porto, Faculdade Dom Alberto (FDA)

Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Dom Alberto (FDA). Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Psicóloga clínica especializada no atendimento de vítimas de violência. 

 

Eliane Fraga da Silveira, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/RS)

Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando nos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas.

André Guirland Vieira, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/RS)

Pós-doutor pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, bem como no Curso de Graduação em Psicologia, em ensino presencial e EaD. 

Honor de Almeida Neto, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/RS)

Pós-doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE.  Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/RS). Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação (presencial e EAD).

Referências

BIASOTTO, Rosane. Política urbana e ambiental. Indaial: Uniasselvi, 2012.

BONDUKI, N. G. Origens da habitação social no Brasil. Análise Social, XXIX, n. 127, p. 711 – 732, 1994.

BOTEGA, L. da R. De Vargas a Collor: urbanização e política habitacional no Brasil. Revista Espaço Plural, v. 8, n. 17, p. 65 – 72, 2007.

CARDOSO, A. L. Habitação Social nas Metrópoles Brasileiras. Uma Avaliação das Políticas Habitacionais em Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no final do século XX. Porto Alegre: ANTAC, 2007.

CASTELLS, Manuel.1983. A Questão Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FEBVRE, H. A Cidade do Capital. Rio de Janeiro, DP& A, 1999.

FERREIRA, João Sette Whitaker. A cidade para poucos: breve história da propriedade urbana no Brasil. Publicado em Anais do Simpósio “Interfaces das representações urbanas em tempos de globalização”, UNESP Bauru e SESC Bauru, 21 a 26 de agosto de 2005.

GOMES, M. Habitação e questão social – análise do caso brasileiro. Scripta Nova. Universidad de Barcelona. Vol. IX, núm. 194 (26), 1 de agosto de 2005.

____________. Cidadania e Espaço Público numa experiência de urbanização de Favelas. In RAMOS, Maria Helena Rauta Ramos (org.) Metamorfoses Sociais e Políticas Urbanas. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.

LOJKINE, Jean. O Estado Capitalista e a Questão Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

MARICATO, Ermínia. "Habitação e Cidade", São Paulo: Atual Editora, 1997.

RUBIN, G. R.; BOLFE, S. A. The development of social housing in Brazil. Ciência e Natura, v. 36, n. 2, p. 201 – 213, 2014.

SANTOS, M. Metrópole corporativa fragmentada. São Paulo, Nobel, 1990.

SOBRINHO, Afonso Soares de Oliveira. São Paulo e a Ideologia Higienista entre os séculos XIX e XX: a utopia da civilidade. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 32, jan./abr. 2013, p. 210-235.

SORJ, BERNARDO. A NOVA SOCIEDADE BRASILEIRA, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 192p.

VALENÇA, M. M.; BONATES, M. F. The trajectory of social housing policy in Brazil: From the National Housing Bank to the Ministry of the Cities. Habitat Internacional, v. 1, n. 9, p. 165 – 173, 2010.

Publicado
2022-06-06