CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE GRADUASUS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Palavras-chave: Políticas Públicas. Formação de Recursos Humanos em Saúde. Integração ensino-serviço. Ensino Superior.

Resumo

O estudo objetiva analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS, na formação dos Fisioterapeutas. Trata-se de pesquisa de campo, de abordagem mista, realizada com estudantes de graduação que vivenciaram por dois anos ações propostas pelo PET. Os resultados evidenciam que os estudantes avaliam como alta e máxima importância os conteúdos e as metodologias pedagógicas utilizadas no programa, agregando novos significados à formação. Consideram fundamental a relação teórico-prática para desmistificar pré-conceitos, conhecer a realidade do SUS e as necessidades de saúde da população contribuindo com o perfil do egresso. O estudo também aponta necessidades de maior exploração teórico-metodológica em algumas temáticas desenvolvidas pelo programa.

Biografia do Autor

Simone Beatriz Pedrozo Viana, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculada a Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

Glaucia Gaviolli Arruda Tomaz, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Campus Itajaí

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Itajaí - (em andamento). Graduação em Ciência da Computação (Analista) pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialização em Informática e Especialização em Gestão Organizacional.

Larissa Santos Manerich, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Campus Itajaí

Graduanda em Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí – SC.

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Publicado
2020-04-24