A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO, REFLEXÃO E CRÍTICA

Palavras-chave: Fotografia. Ensino. Artes Visuais.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma abordagem teórico-metodológica no Ensino de Artes Visuais na Educação Básica, por meio de práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O trabalho possui na linguagem fotográfica seu principal instrumento de pesquisa, cuja forma de expressão protagoniza uma das principais formas de comunicação na atualidade e mobiliza constante reflexão sobre seus meios de veiculação, autoria e discursos. O crescimento da paisagem visual convida cada vez mais professores e estudantes a colocarem em suspensão suas certezas e realizar leituras críticas que desafiem seus próprios repertórios e convicções sobre tais visualidades. Assim, a fotografia, cada vez mais popularizada entre nós e sobretudo as juventudes, aponta para possibilidades de criação que atuem na formação cidadã, se tornem fonte de pesquisa, reflexão e crítica sobre o que querem dizer a respeito do nosso tempo e assim fortaleça os campos de pesquisa da arte e seu ensino.

Biografia do Autor

Leandro de Souza Silva, Colégio Pedro II

Graduado em Artes Visuais (Licenciatura Plena) pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (2008). Especializado em Ensino da Arte pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2011). Mestre em Artes pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2015). Doutorando Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão - Instituto de Biologia - Universidade Federal Fluminense, Brasil | Docente no Departamento de Artes Visuais, Colégio Pedro II. 

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Publicado
2021-07-16