O IMPACTO DAS CIDADES INTELIGENTES SOBRE A EMERGÊNCIA DO LETRAMENTO TRANSMIDIÁTICO

Palavras-chave: Cultura digital. Cidade. Educação. Letramento midiático e transmidiático.

Resumo

A rede vem propiciando a circulação de conteúdos multimodais por distintas plataformas, exigindo dos usuários novas competências para lidar com os diversos hardwares, softwares e seus protocolos, reivindicando uma espécie de letramento midiático/transmidiático que lhe é próprio. A ubiquidade dos artefatos tecnológicos vem gestando a ressignificação dos espaços formais de ensino, uma vez que o cotidiano ordinário do sujeito – e suas andanças pelos espaços da urbe – tem se constituído como locus da produção e consumo de saberes. A partir de uma perspectiva qualitativa e de abordagem dedutiva, o artigo problematiza os desafios impostos à educação, indicando o tensionamento entre os aspectos da infraestrutura das smart cities e a emergência por políticas públicas que corroborem com processos de letramento dos estudantes e, mais amplamente, da população.

Biografia do Autor

Guilherme Ricardo Oliveira Alves, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM-UFS e Pesquisador do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT-UFS).

Carina Luisa Ochi Flexor , Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG) e Pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT-UFS).

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Publicado
2020-04-24