A CRIANÇA E O LÚDICO: UMA UNIÃO NECESSÁRIA: A LEGALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ORIGEM DO LÚDICO

Palavras-chave: Lúdico. Criança. Professor. Jogo e Internet.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar relevância do lúdico no âmbito escolar e porque não dizer no meio social como uma estratégia educativa na formação humana, pois as brincadeiras e os jogos vão além da recreação, pois suas ações servem para desenvolver as crianças no ensino-aprendizagem através dos movimentos e suas dinâmicas. Deste modo, são trabalhados durante os estudos alguns objetivos específicos, tais como historiar, evidenciar, mostrar a relevância e instigar o resgate dos jogos e brincadeiras, usando o método de pesquisa qualitativa, a qual baseia-se em estudos teóricos e informações com foco na qualidade deste saber para a sociedade. Já que este ainda está sendo utilizado com maior ênfase para recreação. Daí o interesse, de evidenciá-lo como didática para mediar diferentes conteúdos, tanto o lúdico tradicional (brincadeiras antigas) quanto virtual (jogos eletrônicos e dispositivos tecnológicos) que seus manuseios ainda precisam ser aprendidos pela maioria dos professores.

Biografia do Autor

Agdália Gomes dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduada em Letras pela Faculdade Integrada de Ensino de Colinas/TO – FIESC. Pós-graduada em Docência Superior em Metodologia Ativa de Aprendizagem no Centro Universitário Uni américa. Mestranda em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Bolsista da CAPES. 

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Publicado
2022-05-12
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos