A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESCONSTRUINDO O DISCURSO NEOLIBERAL

Palavras-chave: Educação. Educação Física Escolar. Currículo.

Resumo

Neste artigo apresentamos como o discurso neoliberal incide sobre o currículo da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, inicialmente, discutimos a noção de ‘governamentabilidade’ neoliberal proposta por Foucault (2001) como pano de fundo macroestrutural. Na sequência, abordamos os nexos entre o neoliberalismo, as políticas de currículo adotadas globalmente e a BNCC. Em seguida, realizamos uma análise discursiva do texto da Educação Física no documento, demonstrando sua concepção tecnocrática, típica do discurso neoliberal. Por fim, apontamos algumas reflexões sobre as possibilidades de enfrentamento.

Biografia do Autor

Renato Cavalcanti Novaes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte/UERJ, Marinha do Brasil.

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte/UERJ, Centro Universitário Gama e Souza e Universidade Estácio de Sá.

Silvio de Cássio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física e Cultura/UGF, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ADRIÃO, T. et al. Grupos empresariais na educação básica pública brasileira: limites à efetivação do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 113-131, mar. 2016.

ADRIÃO, T. A privatização dos processos pedagógicos: grupos editoriais e os negócios na educação básica. In: MARINGONI, G. (Org.) et al. O Negócio da Educação: aventuras na terra do capitalismo sem risco. São Paulo: Olho d’Água, 2017.

AGUIAR, M.; DOURADO, L. F. (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

BALL, S. Educação global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grosa: Editora UEPG, 2014.

BAUMAN, Z. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BETTI, M. A versão final da Base Nacional Comum Curricular da Educação Física (Ensino Fundamental): menos virtudes, os mesmos defeitos. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, ano IV, v. 1, p. 156-175, jul. 2018.

BLOOM, B. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1972.

BRACHT, V. A Educação Física Escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. Ijuí: Editora Unijuí, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1998. 47. ed. Saraiva, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica, 2017.

COLL, C. Psicologia e currículo. São Paulo: Ática, 1997.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FOUCAULT, M. Politics, Philosophy, Culture: interviews and other writings, 1977-1984. Nova Iorque: Routledge, 1988.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; RABINOW, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. In: FOUCAULT, M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FOUCAULT, M. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes: 2001.

FOUCAULT, M. La “gouvernementalité”. In: FOUCAULT, M. Dits et Écrits II. Paris: Gallimard/Quarto, 2011.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 8. Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FRIEDMAN, M. Free to choose: a personal statement. Nova Iorque: Harcourt, 1980.

GOODSON, I. Context, curriculum and professional knowledge, History of Education. Journal of the History of Education Society, v. 43, n. 6, p. 768-776, 2014.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOVELESS, T. The 2016 Brown Center report on American education. Washington: Brookings Institution, 2016.

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: Novaes Formas de Sociabilidade Produzindo Sentidos para Educação. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 03, p. 1530-1555, 2014.

MACEDO, E. Base nacional comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, 2015.

MACEDO, E. O que é a base? E o currículo o que é? In: AGUIAR, M.; DOURADO, L. F. (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

MACEDO, E. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./mai. 2019.

MAGER, R. A formulação dos objetivos de ensino. Rio de Janeiro: Globo, 1978.

MCCARTY, T. The impact of high-stakes accountability policies on Native American learners: Evidence from research. Teaching Education, v. 20, n. 1, p. 7-29, 2009.

MEC/INEP. Censo Escolar 2017. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf>.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.

NEIRA, M. G. Incoerências e inconsistências na BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.

POPKEWITZ, T. S. Cosmopolitanism and the age of school reform: science, education, and making society by making the child. New York: Routledge, 2008.

RAVITCH, D. Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano:

Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

REID, A. Is this a revolution?: A critical analysis of the Rudd government’s national education agenda. Curriculum Perspectives, v. 29, n. 3, p. 1-13, 2009.

RODRIGUES, A. Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens e o componente curricular Educação Física. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 32-41, 2016.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TAUBMAN, P. Teaching by numbers: deconstructing the discourse of standards and accountability in education. Routledge: Nova Iorque, 2009.

VEIGA-NETO, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: CASTELO BRANCO, G.; PORTOCARRERO, V. (Org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

VEIGA-NETO, A. Coisas do governo… In: RAGO, M.; ORLANDI L.B.L.; VEIGA-NETO, A. (org.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

VEIGA-NETO, A. Foucault & Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

VEIGA-NETO, A. Governamentalidade e educação. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 65, p. 19-41, 2013.

Publicado
2020-06-23