FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DO ESPORTE EDUCACIONAL

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Esporte. Formação Continuada. Educação Física.

Resumo

O presente estudo buscou investigar a presença dos Princípios Pedagógicos do esporte educacional na prática dos professores de Educação Física participantes do Projeto Rede de Parceiros, no município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Cinco professores participaram da pesquisa de natureza qualitativa, cujas informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas, observações de aula e diário de campo. Com base na aproximação com a técnica da análise textual discursiva, foram identificados indícios que remetem à presença dos Princípios Pedagógicos: inclusão de todos, respeito à diversidade, educação integral, autonomia e construção coletiva, sendo o último o menos incidente, comparado aos demais. O estudo indica uma relação de aplicabilidade entre o método de ensino proposto na formação continuada estudada e a sua presença na prática pedagógica dos professores participantes. Sinaliza-se a importância de práticas que trabalhem com esses Princípios Pedagógicos, o que auxiliará na valorização da Educação Física no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Patrícia da Rosa Louzada da Silva, UFPel

Mestre em Educação Física, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas

Doutora em Educação Física, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas.

Adriano José Rossetto Júnior, Instituto Esporte & Educação

Doutor em Ciências Sociais, Coordenador de projetos do Instituto Esporte & Educação.

Eraldo dos Santos Pinheiro, UFPel

Doutor em Educação Física, Professor adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado
2020-06-23