APRENDIZAGEM AUTISTA

  • Keitiane Lopes Silva ITOP
  • Márcia B. de Morais Preto Pereira ITOP, Colégio Madre Clélia
  • Nerci Maria Rezende Carvalho Faculdade ITOP

Resumo

O presente artigo expõe uma pesquisa sobre pessoas com Síndrome do Espectro Autista, sendo estas crianças ou jovens, numa visão integrada no processo de ensino e aprendizagem que possa garantir o direcionamento a uma vida adulta com mais qualidade e menos frustrações. Sendo o autismo uma espécie de transtorno ou distúrbio neurológico que pode se apresentar de forma leve, moderada à mais severa, torna-se mais um caso que desafia a ciência, a escola, e principalmente a família. A inclusão de um aluno com esta especificidade dispõe de informações de seu percurso histórico, familiar e diagnósticos neurológicos e psicológicos que auxilie a equipe pedagógica à aplicar as intervenções necessárias afim de estimular a aprendizagem deste conforme o seu tempo cronológico.

Biografia do Autor

Keitiane Lopes Silva, ITOP
Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-Graduanda em Psicopedagogia no Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade – ITOP. Palmas -TO
Márcia B. de Morais Preto Pereira, ITOP, Colégio Madre Clélia
Pós-Graduanda em Psicopedagogia no Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade – ITOP. Palmas -TO
Nerci Maria Rezende Carvalho, Faculdade ITOP
Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade ITOP

Referências

BERMAN, Tali; RAPPAPORT, Abby. Brincar para crescer. 201 atividades projetadas para ajudar sua criança especial a desenvolver habilidades sociais fundamentais. 1 ed. Tubarão: Cpiart, 2010.

CAMARGOS, Walter Jr. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento 3° Milênio. 2 ed. Disponível: www.presidencia.gov.br, Acesso: 8 de Dezembro, 2015.

CURY, Augusto. Pais Brilhantes Professores Fascinantes.1 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

FREURE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOPES, Eliana Rodrigues Boralli. Autismo: Trabalhando com a Criança e com a Família. 2 ed. São Paulo: Edcom: AUMA, 1997.

MELO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: Guia Prático. 2 ed. São Paulo: AMA, Corde, 2004.

MARCELINO, Claudia. Autismo Esperança pela Nutrição. 1 ed. São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.

PROMINAS, Instituto. Construindo Conhecimento: Educação Inclusiva Especial.Ucamprominas, MG. Portaria do MEC n° 1.282, 2010.

VARELA, Dráuzio. Série Fantástico, Autismo: Universo Particular. Disponível: www.viverautismo.com.br, Acesso: 15 de Dezembro, 2015.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos