TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE REDAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas baseadas na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das metodologias ativas para a personalização do ensino de Redação. Tais práticas foram desenvolvidas com o suporte da plataforma G Suite for Education. Trata-se de um estudo de caso, quanto a natureza dos dados é uma pesquisa qualitativa, com uso dos procedimentos empíricos. A pesquisa foi realizada com três turmas do 8º ano de uma escola particular da cidade de Aracaju-SE/Brasil. O estudo aponta como resultados a possibilidade do professor, ao inovar a sua prática, aumentar o nível de interação e de motivação dos alunos no desenvolvimento das atividades, evidenciando a importância do uso das metodologias ativas e da tecnologia no processo ensino e aprendizagem.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes. São Paulo: Paulus, 2011.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf Acesso em: 24 de jun. 2019.
FRANÇA, L. C. M.; FERRETE, A. A. S.; GOUY, G. B. (Org.). Educação à distância: ambientes virtuais, TICs e universidades abertas. Aracaju: Criação, 2010. E-book. Disponível em: http://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2015/12/ticseadlilianneguilherme.pdf. Acesso em: 25 de jun. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
JUNIOR, J. B. B.; LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Google educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista EducaOnline. Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.17-44, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/1250978/Google_educacional_utilizando_ferramentas_web_2.0_em_sala_de_aula. Acesso em: 25 de jun. 2019.
LÉVY, P. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: 34, 2011.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 07 de jul. 2019.
______. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II- PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 06 de jul. 2019.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).