SOBRE A (NÃO) LEITURA DE TIRINHAS NA COLEÇÃO DE LD PORTUGUÊS E LINGUAGENS

  • Bruna Mara Rosin de Lima UNIOESTE
  • Luciane Thomé Schröder UNIOESTE
Palavras-chave: Tirinha. Leitura. Livro didático. Ensino.

Resumo

Este artigo problematiza a presença das tirinhas numa coleção de livros didático. A questão problema do estudo foi provocada pelo apagamento da sua discursividade, visto que ao trazer as tirinhas, o livro didático privilegia a leitura como pretexto para a resolução de exercícios sobre o uso de elementos da língua por meio de uma abordagem unicamente gramatical. Assim, organizamos para o artigo dois momentos de reflexão sustentados pela Análise de Discurso de linha francesa: o primeiro se dá sobre as atividades que o livro didático traz e, no segundo, apresentamos um trabalho de leitura que provoca a problematização do discurso na tira. Buscamos, com esse movimento analítico, compreender como esse gênero vem sendo apropriado pelos materiais, ao passo que acenamos à perspectiva de um trabalho de leitura pela mirada discursiva, ou seja, leva-se em conta os aspectos socio-ideológicos como constitutivos do sentido impresso na materialidade textual.

Biografia do Autor

Bruna Mara Rosin de Lima, UNIOESTE

Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Rede Pública de Ensino de Educação do Estado do Paraná. Desenvolve pesquisa na área da Análise do Discurso de linha francesa voltada ao ensino da leitura em língua materna.

Luciane Thomé Schröder, UNIOESTE

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e dos cursos de Pós-graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras (Profletras), na mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso de linha francesa a partir de temáticas relacionadas ao ensino e à mulher.

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editorial, 2007.

AZEVEDO, José Carlos de (Org). A gramática: conhecimento e ensino. In. Língua Portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BALBINOTTI, Izabele. A violência contra a mulher como expressão do patriarcado e do machismo. Revista da Esmesc, Florianópolis, SC, v.25, n.31, p. 239-264, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUIN, Edilaine. A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 155-171, 2004.

CHARAUDEAU, Patrick.; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário da análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria e CAVALLARI, Juliana Santana (Orgs). (Des)construindo verdade (s) no/pelo material didático: Discurso, identidade, ensino. Campinas, SP: Pontes editores, 2016.

DEL PRIORE, Mary (Org.); PINSKY, Carla Bassanezi (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 10. ed. 3a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

MACHADO, Julio Cesar; LUZ, Marcelo Giovannetti Ferreira. Uma análise do discurso feminino x masculino a partir de Hagar, o Horrível como prática de ensino. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, Campo Grande, MS, v.2, p. 1-17, out. 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

ORLANDI, Eni P. Discurso e Leitura. 5 ed. Campinas, SP: Cortez, 2000.

_____. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996

ORLANDI. Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. 2 ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 1997.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar as historinhas na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

ROJO, Roxane. Livro didático de Língua Portuguesa: modos de usar, modos de aprender (PNLD/2007). In: BRASIL. Secretaria de Educação a distância. Série: O livro didático em questão. Brasília: MEC 2006. p. 49-62.

___Livros em sala de aula – modo de usar in: BRASIL. Secretaria de Educação a distância. Série: Materiais Didáticos: escolha e uso. Brasília: MEC 2005. p. 35-42.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mitos e realidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1979.

SOUZA, Eros de; BALDWIN, John; ROSA, Francisco Heitor da. A construção social dos papéis sexuais femininos. In: Psicologia Reflexão Crítica. Porto Alegre, v.13, n. 3. 2000. Disponível em: https://bit.ly/315c06X. Acesso em: 04 outubro 2019.

TORNAGHI, Alberto José da Costa; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.

Publicado
2020-02-04