DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA SUA INSERÇÃO NA ÁREA DAS LINGUAGENS: PERCEPÇÕES DOCENTES

Palavras-chave: Linguagem. Ensino. Educação Física. Prática Interdisciplinar.

Resumo

Mudanças no cenário educacional, em decorrência dos ordenamentos políticos, têm influenciado diretamente a prática pedagógica de professores em diferentes contextos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emerge como um documento normativo que norteia o currículo de diferentes componentes curriculares, deste modo discussões e tensionamentos ocorrem sobretudo na aproximação entre disciplinas cujos focos epistemológicos são distantes entre si. O estudo objetivou investigar quais as aproximações entre a EF e os demais componentes curriculares que constituem a área das Linguagens na BNCC. Caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, cuja técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada e a análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os principais achados foram que efetivamente não ocorrem atuações conjuntas entre os componentes curriculares. No entanto, foi evidenciado que as professoras acreditam que há potencial de aproximação. Ademais, expuseram propostas, desafios e a postura da escola com relação à área de linguagens.

Biografia do Autor

Gabriela Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora Titular da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense - Campus Pelotas

Doutora em Educação Física. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas.

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Leontine Lima dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado
2020-06-23