O DISCURSO RELIGIOSO DOS VERBETES DE DOIS DICIONÁRIOS ESCOLARES SOB A PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA DISCURSIVA

  • José Juvêncio Neto de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-8483-4656
Palavras-chave: Léxico. Língua. Efeito de completude.

Resumo

O dicionário é um instrumento linguístico que orienta os modos de dizer de uma sociedade, bem como um dos lugares onde ocorre incessante proliferação e reverberação de sentidos, funcionando como um gênero de estabilização dos discursos. Dessa maneira, foram observados enunciados lexicográficos nos verbetes relacionados com o tema religião, confrontando o que tem aparição em um dicionário e no outro, a fim de concentrar a atenção nas relações intertextuais e interdiscursivas no âmbito da produção do efeito de completude. Os verbetes que compõem o corpus foram retirados do Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Aulete e do minidicionário de Luft, ambos do tipo 3 na classificação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Conclui-se que o uso de dicionários e caracterizações metodológicas de apreensão do efeito de completude dos verbetes implicam não somente em uma demonstração teórica, mas visa surtir efeitos na prática pedagógica.

Biografia do Autor

José Juvêncio Neto de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pelo DINTER PPGL-UERN/IF Sertão-PE; Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In.: ACHARD, Pierre; DAVALLON, Jean; DURAND, Jean-Louis; PÊCHEUX, Michel; ORLANDI, Eni. (Orgs.). O papel da memória. Campinas-SP: Pontes. 1999. 11-23.

AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

COURTINE, Jean- Jacques. As metamorfoses do discurso político. Derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.

DE PAULA, Luciane. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica do discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, n. 1, p. 239-258, 2013.

DUBOIS, Jean. Introduction à la lexicographie: Hague, Mouton, 1971. Le dictionnaire. Paris: Larousse, 1971.

FNDE. Programas do Livro. Histórico. 2019, s. p. Disponível em: << http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/remanejamento/item/518-hist%C3%B3rico?highlight=WyJlc2NvbGEiXQ==>> Acessado em 26 de out. 2019.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2012.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2005.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. 22. ed. São Paulo: Ática, 2009.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.

ORLANDI. Eni. Lexicografia Discursiva. Alfa, n. 44, p. 97-114, 2000.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas/SP: UNICAMP, 1993.

PEREIRA, Anderson Carvalho. Memória discursiva e ideologia: análise das propagandas dos grandes eventos esportivos do Brasil contemporâneo, Revista InterteXto, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2016.

SILVEIRA, Éderson Luís; FÁTIMA, Wellton da Silva de. A (des)ordem das ciências humanas na política: efeitos, sentidos e ressonâncias do discurso presidencial, Cadernos do CNLF, vol. XXIII, n. 3, p. 27-33, 2019.

SILVEIRA, Éderson Luís; FÁTIMA, Wellton da Silva de. Sentidos e discursividades sobre a ciência na educação: o funcionamento do utilitarismo em sugestões legislativas. In: SOUSA, Ivan Vale de. (Org.). Grandes temas da educação nacional. Vol. 4. Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 4, p. 170-185.

XATARA, Cláudia Maria. O resgate das expressões idiomáticas. Alfa, v. 39, p. 195-210, 1995.

Publicado
2020-02-04