CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Maria de Lourdes Soares da Silva Unitins
  • Francisca da Silva Feitosa Unitins
  • Janine da Silva Mota Unitins
Palavras-chave: Contação de história. Crianças. Ensino aprendizagem. Educação infantil.

Resumo

O presente artigo apresenta o uso da Contação de história na Educação Infantil e suas contribuições para a construção do conhecimento através do ato de ouvir ou ler histórias. Tendo em vista a importância do ato de contar histórias, justifica-se tal proposta pela necessidade de identificar se os docentes a utilizam como recurso didático na sua prática pedagógica, uma vez que tal prática possibilita o desenvolvimento da aprendizagem oral, escrita, cultural, social, afetiva, cognitiva e ética do indivíduo. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se estudo bibliográfico e pesquisa de campo amparada em uma abordagem quali-quantitativa de natureza descritivo-exploratória com as professoras da Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Araguatins – TO. Os resultados apontam que todas as professoras utilizam a contação de histórias nas atividades educativas e que possuem habilidades e afinidades para trabalhar com crianças. Verificou-se, no entanto, que é preciso que o professor aprimore a prática de contação de histórias. Para aprofundamento teórico utilizou-se Antunes (2007), Abramovich (2009), Sousa e Feba (2011), entre outros.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Soares da Silva, Unitins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente é professora da Educação Infantil da rede municipal em Araguatins.

Francisca da Silva Feitosa, Unitins

Graduada em Pedagogia e Administração. Atualmente é Professora do Ensino Fundamental no Município de Palestina do Pará, atuou como Professora Especialista no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Tocantins no período fevereiro de 2016 a dezembro de 2018 e como secretária acadêmica Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA, mantida pela Fundação Educacional do Bico do Papagaio - FEBIP de março de 2011 a fevereiro de 2018.

Janine da Silva Mota, Unitins

Especialista em Didática Universitária e História, Cultura Afro-Brasileira. Graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (2001). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins -UFT (2018), possui MBA em Gestão Pública. Tem experiência na área de gestão, tendo exercido a função de Diretora e Coordenadora acadêmica. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, também já atuou nas modalidades EJA (professora) e Educação a Distância (como tutora UAB/Unitins). Atua no Ensino Superior desde 2007, nos cursos de Pedagogia, Letras e Administração, com atividades na docência, coordenação e na realização de projetos de extensão entre outros. Como professora, trabalhou principalmente as disciplinas: Política Educacional, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática, Tecnologias Educacionais, TCC e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Referências

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 15ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e Formando Leitores. Orientações para o trabalho com literatura infantil, 1º Volume, São Paulo, 2007.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.

BETLLEIM. B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

BIJORA, Hélio. Google Forms: o que é e como usar o app de formulários online. Disponível em:https://www.techtudo.com.br/2018/07/google-forms-o-que-e-como-usar-o-app-de-formulários-online.ghtml, acesso em: 24/09/2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc, acesso em: 10/10/2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua portuguesa / Secretaria de educação fundamental. 2 e d. - Brasília 1997.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Introdução. Volume 1, Brasília: MEC/CEF, 1998.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Formação Pessoal e Social. Volume 2, Brasília: MEC/CEF, 1998.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Conhecimento de Mundo. Volume 3, Brasília: MEC/CEF, 1998.

CINTIA, Cesar. As Contribuições da Contação de Histórias como Incentivo à Leitura na Educação Infantil. Revista Interação, ano X, número 2, 2º

Semestre de 2014.

Educação e Pedagogia Disponível em

FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica ∕Vitória Faria, Fátima Salles - 2.ed. 2012.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e criatividade/ Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza. 27. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PRODANOV, Cleber Cristiano; EMANI Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PINTO, F. E. M. Por detrás dos seus olhos: a afetividade na organização do raciocínio humano Dissertação (Mestrado em Educação) – FE/Unicamp, Campinas, 2004.

RIBEIRO, Elisa. A Contribuição da Contação de Histórias para a aprendizagem na Educação Infantil. Curitiba, 2010.Disponível em:Acesso em: 20 set 2018.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de história. Goiânia, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Renata, FEBA, Berta. Leitura Literária na Escola, Reflexões e Propostas na Perspectiva do Letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

Publicado
2020-02-04