O CAMINHO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

  • Bruna de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Lucas José Guimarães Universidade Federal do Tocantins
  • Thainá Nunes Pires Santana Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Evasão. IES. Ações para redução.

Resumo

Diante do recente processo de expansão da educação superior no Brasil e o consequente aumento nos índices de evasão de estudantes, este artigo buscou identificar as principais causas que levam a desistência e nortear o desenvolvimento de ações que impactem na redução desse fenômeno nas IES do país. Para tanto, utilizou-se da metodologia qualitativa, através da análise bibliográfica de artigos científicos, que versam sobre o assunto. Observou-se que, aproximadamente 65% dos motivos que levam a evasão estão relacionadas a fatores externos e questões pessoais, enquanto 45% referem-se ao ambiente acadêmico. A partir dessa constatação, tende-se a sugerir como estratégia de redução da evasão o desenvolvimento de programas, projetos e ações, por parte das IES, que proporcionem maior interação entre professor e aluno, melhorias das condições de infraestrutura, acompanhamento e atendimento aos estudantes, incentivo às habilidades e respeito às individualidades, além do apoio financeiro e psicológico.

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional para Universidade Federal do Tocantins (UFT) e bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É professora pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Lucas José Guimarães, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Thainá Nunes Pires Santana, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2019-12-20