O CAMINHO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Diante do recente processo de expansão da educação superior no Brasil e o consequente aumento nos índices de evasão de estudantes, este artigo buscou identificar as principais causas que levam a desistência e nortear o desenvolvimento de ações que impactem na redução desse fenômeno nas IES do país. Para tanto, utilizou-se da metodologia qualitativa, através da análise bibliográfica de artigos científicos, que versam sobre o assunto. Observou-se que, aproximadamente 65% dos motivos que levam a evasão estão relacionadas a fatores externos e questões pessoais, enquanto 45% referem-se ao ambiente acadêmico. A partir dessa constatação, tende-se a sugerir como estratégia de redução da evasão o desenvolvimento de programas, projetos e ações, por parte das IES, que proporcionem maior interação entre professor e aluno, melhorias das condições de infraestrutura, acompanhamento e atendimento aos estudantes, incentivo às habilidades e respeito às individualidades, além do apoio financeiro e psicológico.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior Acesso em 06 dez 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior: graduação. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior Acesso em 02 out 2019.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior públicas. Andifes, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FURTADO, Vanessa Viégas Alves; ALVES, Tiago Wickstrom. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise a partir dos alunos da UNISINOS. Fortaleza: Revista Contextus/UFC, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989.
KOELLN, Ricardo Egídio. Evasão na UFT: um estudo sobre as perdas ocorridas no período de 2004-2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, p. 194. 2016.
LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia, 2012.
MACHADO, Sérgio P.; MELO FILHO, João Massena; PINTO, Ângelo C. A evasão nos cursos de graduação de química: uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Rio de Janeiro: Química Nova, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000700008#back1 Acesso em 02 out 2019.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MICHAELIS. Dicionário de língua portuguesa. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/ Acesso em 28 dez 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 02 out 2019.
RISTOFF, Dilvo. Vinte e um anos de educação superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: Cadernos do GEA, 2013.
SALES JÚNIOR, Jaime Souza. Uma análise estatística dos fatores de evasão e permanência de estudantes de graduação presencial da UFES. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo. p.113. 2013.
TINTO, Vincent. Promoting student completion one class at a time. Chicago/Estados Unidos, 2012.
TINTO, Vincent., Student success and the building of involving educational communities, Chicado/Estados Unidos, American Association of State Colleges and Universities, 2013.
VELOSO, Tereza. Christina. M. A.; ALMEIDA, Edson Pacheco de. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá: um processo de Exclusão. Cuiabá: Revista Série-Estudos, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).