O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LEITURA E ESCRITA
Resumo
O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre o processo de Alfabetização e Letramento dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular no município de Araguatins. Os principais objetivos da pesquisa são compreender a relação existente entre Alfabetização e Letramento, assim como sua importância para a aprendizagem das crianças nessa fase de escolarização. Conhecer as principais metodologias utilizadas pelos professores e suas dificuldades. Para esclarecer tais questões, buscou-se como referência de literatura o embasamento em grandes estudiosos e autores sobre a temática em estudo com destaque para: Soares (2017), Tfouni & Pereira (2009), Tfouni, Pereira & Assolini (2017), Carvalho (2013), entre outros. Realizou-se uma pesquisa utilizando o método qualitativo, com o qual os dados foram obtidos através da aplicação de entrevista semiestruturada e a análise realizada de maneira descritiva constatando, entre outras descobertas, que vários fatores interferem na aquisição da aprendizagem sobre a leitura e a escrita, e entre estes, a falta de acompanhamento e participação familiar na vida escolar dos filhos.
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; CRUZ, Magda do Carmo Silva. Brasil: Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto pela alfabetização na idade certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais: ano 1: unidade 7/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio á Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BARBOSA, J.J. Alfabetização e Leitura, São Paulo: Cortez, 2013.
CARVALHO, D.N. Alfabetização e suas dificuldades. Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA. Artigo Científico. São Joaquim, PR. 12p, 2013.
CERVO, A.L. Metodologia científica. BERVIAN, Pedro Alcino, Roberto da Silva: 6ª ed. São Paulo, 2007.
DOCKRELL, J. ; MCSHANE, J. Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras / Emília Ferreiro; tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Trabucco Venezuela. – 15 ed. – São Paulo; Cortez, 2008.
FONSECA, Vítor da. Uma Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Editorial Notícias: Lisboa, 1984.
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizador letrando: da oralidade à escrita/ Eglê Franchi- 9. Ed.- São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
__________ Pedagogia da autonomia: saberes necessários a uma prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCÍA, J.N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KLEIMAN, Ângela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, Coleção Letramento, Educação e Sociedade, 1995.
KRAMER, S. In Ensino Fundamental 9 anos-orientações pedagógicas para os anos iniciais. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba, 2010.
______________, Sônia (org). Alfabetização: Dilemas da Prática. RJ: Dois Pontos, ed. Ltda, 1986.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura?. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos; 138).
RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo, Atlas, 1999.
ROCHA, J.A. Letralândia: uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre. 2013.
SELIKOWITZ, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.
SEVERINO, A.J. Teoria e pratica cientifica: Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, p.100-126, 2007,
SILVA, J.M.O. O processo de alfabetização e letramento. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Catolé do Rocha – PB, p.41, 2014.
SOUZA, S.S. Uma investigação sobre dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino em Carinhanha – BA. Faculdade de Educação – FE, Universidade de Brasília – UnB. Trabalho de Conclusão de Graduação em Pedagogia, p. 64, 2013.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros/ Magda Soares. 3. Ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2017.
STERNBERG, R.J.; GRIGORENKO, E.L. Crianças Rotuladas: o que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
TEMPLE, C. Developmental Cognitive Neuropsychology: Brain damage, behavior, and cognition series. UK: Psychology Press, 1997.
TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização / Leda Verdiani Tfouni. 3 ed. São Paulo, Cortez, v.47, 2000.
TFOUNI, L.V.; PEREIRA, A.C. Letramento e formas de resistência à economia escriturística. Fórum Linguístico (UFSC), v.6, p.67- 79, 2009.
TFOUNI, L.V.; PEREIRA, A.C.; ASSOLINI, F.E. Da escrita do nome à escrita da vida: letramento e alfabetização de adultos. Intersecções, v.1, p. 56-76, 2017.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WISE, B.W.; RING, J.; OLSON, R.K. Training Phonological Awareness with and without explicit Attention to Articulation. Journal of Experimental Child Psychology, v.72, p.271-304, 1999.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).