O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LEITURA E ESCRITA

  • Dagvânia dos Santos Silva Unitins
  • Francisca da Silva Feitosa Unitins
  • Janine da Silva Mota Unitins
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Metodologias. Dificuldades. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre o processo de Alfabetização e Letramento dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular no município de Araguatins. Os principais objetivos da pesquisa são compreender a relação existente entre Alfabetização e Letramento, assim como sua importância para a aprendizagem das crianças nessa fase de escolarização. Conhecer as principais metodologias utilizadas pelos professores e suas dificuldades. Para esclarecer tais questões, buscou-se como referência de literatura o embasamento em grandes estudiosos e autores sobre a temática em estudo com destaque para: Soares (2017), Tfouni & Pereira (2009), Tfouni, Pereira & Assolini (2017), Carvalho (2013), entre outros. Realizou-se uma pesquisa utilizando o método qualitativo, com o qual os dados foram obtidos através da aplicação de entrevista semiestruturada e a análise realizada de maneira descritiva constatando, entre outras descobertas, que vários fatores interferem na aquisição da aprendizagem sobre a leitura e a escrita, e entre estes, a falta de acompanhamento e participação familiar na vida escolar dos filhos.

Biografia do Autor

Dagvânia dos Santos Silva, Unitins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins. É professora da Escola Arte de Crescer em Araguatins-TO, há cinco anos, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Francisca da Silva Feitosa, Unitins

Graduada em Pedagogia e Administração. Atualmente é Professora do Ensino Fundamental no Município de Palestina do Pará, atuou como Professora Especialista no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Tocantins – Unitins no período fevereiro de 2016 a dezembro de 2018 e como secretária acadêmica Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA, mantida pela Fundação Educacional do Bico do Papagaio - FEBIP de março de 2011 a fevereiro de 2018.

Janine da Silva Mota, Unitins

Especialista em Didática Universitária e História, Cultura Afro-Brasileira. Graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (2001). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins -UFT (2018), possui MBA em Gestão Pública. Tem experiência na área de gestão, tendo exercido a função de Diretora e Coordenadora acadêmica. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, também já atuou nas modalidades EJA (professora) e Educação a Distância (como tutora UAB/Unitins). Atua no Ensino Superior desde 2007, nos cursos de Pedagogia, Letras e Administração, com atividades na docência, coordenação e na realização de projetos de extensão entre outros. Como professora, trabalhou principalmente as disciplinas: Política Educacional, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática, Tecnologias Educacionais, TCC e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

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Publicado
2020-02-04