PARADIGMA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO NA CONSTRUÇÃO TEÓRICA PEDAGÓGICA DE NATUREZA CONSTRUTIVISTA NA DOCÊNCIA SUPERIOR
Resumo
O respectivo artigo tem como tema: Possibilidades didáticas de organização dos planos, projetos de ensino no paradigma emergente, que deu origem ao título e faz uma reflexão a respeito da construção teórica pedagógica de natureza construtivista para modificar sua prática pedagógica e melhorar essa interlocução do ensino aprendizado, com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica de natureza construtivista na docência superior, abordando os principais pontos de referências: O Professor na Prática Pedagógica; O Conhecimento interdisciplinar; O Paradigma Educacional Emergente, para que se reflita numa nova construção teórica pedagógica na visão da natureza construtivista para desenvolver a autonomia, a autocrítica, a certeza de estar contribuindo dentro da formação profissional e nas mudanças no paradigma educacional.
Referências
CUNHA, M. I. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias e questão. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14. 2008. Porto Alegre. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2008. v. 1. p, 465 -476.
DEWEY: Maria Nazaré de Camargo. Filosofia e experiência Democrática. São Paulo: Perspectiva. Editora Universidade de São Paulo, 1990. 138 p. ISBN. 85-273- 0028-1.
FERRARI, Márcio. Emília Ferreiro. Revista Educar e Crescer, 01 jul. 2011. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emilia-ferreiro-306969.shtml. Acesso em 19.07 2017.
GEORGEN, P. Universidade e compromisso social. In: RISTOFF, D; SAVEGNANI, P. Universidade e compromisso social. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
MORAES, M.C. Informática educativa: Dimensão e propriedade pedagógica. Macei/Al mimeo. (1993).
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 13 ed. Porto: Afrontamento, 2002.
SANTOS, Mariangela Santana Guimarães. Saberes da prática na docência do ensino superior: análise de sua produção nos cursos de licenciaturas da UEMA/ Mariangela Santana Guimarães Santos- Teresina, 2010.
SHON, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).