DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Lucimar Gracia Ferreira Secretaria de Educação
  • Roselane Duarte Ferraz UESB
Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Diversidade étnico-racial. Educação infantil.

Resumo

O presente artigo é um recorte das experiências vivenciadas no Estágio III e IV, referente à Gestão na Educação e Populações Diferenciadas, ofertados no oitavo semestre do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Assim, objetiva compreender o papel exercido pelo coordenador pedagógico frente às questões étnico-raciais, no contexto da creche. O trabalho é de abordagem qualitativa de cunho exploratório que buscou construir os dados a partir da entrevista semiestruturada, junto ao coordenador da escola. Para análise foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Nos resultados observamos que há uma intenção de buscar a melhoria da educação, mas ao mesmo tempo há um despreparo do coordenador pedagógico para propor orientações que provoque tais transformações.

Biografia do Autor

Lucimar Gracia Ferreira, Secretaria de Educação

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Educação Básica (Municipal de Itapetinga). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB-BA. 

Roselane Duarte Ferraz, UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Pedagogia (UESC). Mestre em Educação (UFU) e doutora em Educação (UFPE). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB-BA.

Referências

ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. O papel do coordenador pedagógico: função é estratégica para mediação entre as diversas instâncias educacionais. Revista Educação, 2011. Disponível em: <http://revistaeducacao.com.br/textos/142/artigo234539-1.asp>. Acesso em: 15 jan. 2019.

BARDIN, L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARTMAN, T. S. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

BENTO, M. A. S. Educação infantil. Igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT. São Paulo, 2012.

BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, A. P. Saberes e Fazeres. vol. 1, Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.

______. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Resolução CNE/CP 1/2004 Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

______. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

______. Ministério da Educação. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC/SECAD; SEPPIR, jun. 2009.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010

______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

BURIOLLA, M. A. O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 2011.

CAVALLEIRO, E. S. O Processo de Socialização na Educação infantil: A Construção do Silêncio e da Submissão. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 9(2), 1999.

______. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo. 2014.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1995.

FERNANDES, M. J. da S. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol. 38, n. 4, pp. 799-814.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUSARI, J. C. O papel do coordenador pedagógico na concepção do projeto político pedagógico, 2011. Nova Escola Gestão. Disponível em:

<http://gestaoescolar.org.br/aprendizagem/papel-coordenador-pedagogico-concepcao-projeto-politico-pedagogico-629895.shtml>. Acesso em: 18 jan. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas 1989.

______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/ as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

HARGREAVES, A.; EARL, L.; RYAN, J. Educação para mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003.

LIMA, P. G; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Revista de Educação. Educere et Educare. vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007. p. 77-90.

PIENTA, A. C. G. Aprendendo a ser professor: dificuldades e iniciativas na construção da práxis pedagógica do professor iniciante. Dissertação. (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Curitiba – PR. 2007.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

_____; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PINHAIS, Secretaria Municipal de Educação de. Proposta Pedagógica Curricular, Educação Infantil. Pinhais – Paraná: SEMED, 2013. 170 p.

SANTANA, P. M. S. Um Abraço Negro, Afeto, Acolhimento e Cuidado na Educação Infantil. In: TRINDADE, A. L. (Org.). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010, v. 5, p. 5-123.

SILVA, A. C. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.

SOUZA, E. Q. de. Crianças negras em escolas de “alma branca”: um estudo sobre a diferença étnico-racial na educação infantil. São Carlos: UFSCar, 2016.

VALÉRIO, C. R. O coordenador pedagógico e o processo de ensino aprendizagem numa escola rural de Brasilândia, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8119/1/2013>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Publicado
2019-11-11