CULTURA CORPORAL NA INFÂNCIA: POR QUE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

  • Gilson Firmino de Góes Prefeitura Municipal de Paiçandu
  • Telma Adriana Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Maria de Almeida Prefeitura Municipal de Paiçandu https://orcid.org/0000-0002-3829-9293
Palavras-chave: Brincadeira. Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a concepção de brincadeira como atividade dominante na infância e importância da cultura corporal nesse período, a partir dos estudos de L. S. Vigotski, A. Leontiev, D. Elkonin e seus continuadores. Os estudos realizados a partir deste referencial teórico nos possibilitam afirmar que as brincadeiras são atividades dominantes das crianças entre 03 e 06 anos e determinam as mudanças mais significativas de seu psiquismo. Por meio dos jogos protagonizados, as crianças sanam suas necessidades de serem iguais aos adultos e de participar do seu mundo, bem como se apropriam da cultura corporal, produzida e transmitida historicamente por gerações. Concluímos, portanto, que os jogos e brincadeiras, como manifestações da cultura corporal podem constituir-se um meio para o enriquecimento da cultura corporal das crianças e favorecer o desenvolvimento de suas funções psíquicas para a atividade dominante posterior, atividade de estudo.

Biografia do Autor

Gilson Firmino de Góes, Prefeitura Municipal de Paiçandu

Assessor Pedagógico de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Paiçandu-PR. Diretor do Centro de Educação Infantil Portokalos no período de 2004 a 2015. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e em Pedagogia pela Uninter (2017). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Gestão Escolar (2018) e Atendimento Educacional Especializado (2018). Experiência na educação física, com ênfase em educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, edução integral e coordenação pedagógica. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física, práxis pedagógica, desenvolvimento motor, o lúdico e supervisão pedagógica.

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE-UEM) e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Participante dos Grupos de Pesquisa GEDUC e GEPPECC. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos estudos sobre as teorias e concepções pedagógicas e seus intelectuais; estudos sobre as políticas educacionais, suas concepções pedagógicas e curriculares; estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural, sua relação com o ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano e as propostas político-educacionais nesta perspectiva; estudos sobre os aspectos histórico-culturais e políticos, pedagógicos e técnicos da cultura corporal.

Eliane Maria de Almeida, Prefeitura Municipal de Paiçandu

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professor (a) de educação física da Prefeitura Municipal de Paiçandu. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, ginástica, slackline, terceira idade e arte.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº. 9.394, de 20/12/96– Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/ 2762/ldb_5ed.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2012.

DAVIDOV, V. V. Problemas del desarrollo psiquico de los niños. In: La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progresso, 1998.

DUARTE, N. (2004). Vigotski e o “aprender a aprender”: Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3 ed. Campinas- SP: Ed. Autores Associados.

ELKONIN, D. Psicologia do jogo. Tradução Venancio Uribes. Madrid: Valencia, 1998.

FERNANDES, F. As “Trocinhas” do Bom Retiro: Contribuições ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. Pro-Posições, v.15. n.1 (43) – jan/abr. 2004.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria de Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: EDUSP, 2006.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria de Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo na criança. In: O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LURIA, A. Curso de Psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

SOARES, C. L. et. al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. - (Coleção Magistério – 2º grau. Série formação do professor).

VIGOTSKI, L. S.; A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 7ª ed.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escodidas II. Madrid, Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1993.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 2000.

Publicado
2019-11-11