A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DOS MUNICÍPIOS DE ILHÉUS E ITABUNA - BA

  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cândida Maria Santos Daltro Alves Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elisângela Andrade Moreira Cardoso Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - Ba
Palavras-chave: Direito à Educação. Educação Infantil. Políticas Educacionais.

Resumo

Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as políticas educacionais para a Educação Infantil nos municípios de Ilhéus e Itabuna – BA, no que se refere ao atendimento da demanda para as especificidades dessa etapa da Educação Básica. A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza exploratória, a partir do método hipotético-dedutivo, e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com os Secretários Municipais de Educação dos referidos municípios, bem como por pesquisas online em sites oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, Ministério da Educação - MEC e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, e análise da legislação educacional que versa sobre a Educação Infantil. Os resultados demonstraram um aumento no número de matrículas realizadas no período investigado, mas também apontaram a ausência de políticas públicas para essa etapa.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Educação e movimentos sociais do campo pela UNESP, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão educacional, administração escolar, burocracia estatal e privada, organização o trabalho pedagógico, educação do campo, Educação de Jovens e Adultos, políticas educacionais e movimentos sociais do campo. É membro da equipe de professores do Programa de Pós-Graduação e em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, orientando alunos principalmente sobre temáticas que envolvem os movimentos sociais, a educação do campo e as políticas educacionais. É parecerista Ad hoc de vários periódicos, a atua na coordenação do Colegiado da especialização em Educação do Campo, além de fazer parte do Colegiado Estadual do Pronera.

Cândida Maria Santos Daltro Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora adjunta da Uesc. Professora do PPGE/Uesc.

Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - Ba
Mestre em Educação (PPGed/Uesb) Mestre em Docência Universitária (UTN/AR) Professora da educação básica na rede municipal de Vitória da Conquista - Ba.

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Publicado
2019-11-11