PESQUISA COM CRIANÇAS: AS VOZES, AS RELAÇÕES E AS PARTICIPAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente estudo buscou refletir sobre como as vozes das crianças na infância possibilitam as relações e as participações no contexto educacional em que elas são cuidadas e educadas. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as vozes das crianças na infância, em relação ao que elas têm vivenciado no cotidiano de uma instituição pública municipal de Educação Infantil. Para responder esse questionamento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que as professoras na instituição pesquisada têm possibilitado que as crianças expressem suas opiniões, assim como participem das discussões de forma mais ativa, dando-lhes voz. Entretanto, sabe-se que essa não é uma tarefa fácil dentro do ambiente escolar, considerando o fato de que nem sempre a criança foi considerada como um ser pensante e ativo na construção de seu conhecimento, mediante uma concepção de criança e infância na visão adultocêntrica.
Referências
ARIÈS, Philipe. História Social da Criança e da Família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981, p.156-164.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, Brasília-DF, 1988.
______. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 16 dez. 2018.
______. Ministério da Educação e do Desporto Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: 1998.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.
CALDEIRA, Ana Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG. Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <http://www.gestrado.net.br/pdf/328.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2019.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CORSARO; W. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011.
FELICIO, V. C. O autismo e o professor: um saber que pode ajudar. Bauru, 2007.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI escolar. 4. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KRAMER, Sônia. Infância e pesquisa: opções teóricas e interações com políticas e práticas. In: KRAMER, Sônia; ROCHA, Eloisa A. C. (Orgs.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011. p. 385-395.
KUHLMANN JR. Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
MACHADO, Maria Lúcia (Org.). Educação Infantil em tempos da LDB. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 2002. (Textos FCC).
MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia Social dos Estereótipos. 1 ed. São Paulo: E.P.O., 2002.
RUDIO, F.V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1999.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências, In: Sarmento, Manuel Jacinto e Gouvêa, Maria Cristina Soares de (org.) (2008). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Vozes (17-39).
__________. Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.
__________. Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA; Ana Beatriz (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004. p. 9-34.
___________. Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto “As marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância”. Projeto POCTI/CED/2002.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Diretrizes para a formação de professores de educação infantil. In: Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre: Pátio, Ano I, n.2, 2003, p. 8.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. 2000. 208 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).