POLÍTICA SOCIAL E LINGUÍSTICA: REFLEXÃO SOBRE O CONFLITO LINGUÍSTICO E IDENTITÁRIO DO SUJEITO SURDO TERENA
Resumo
Para refletir sobre as relações de saber-poder (FOUCAULT, 1987, 1990; 1996; 1999) inscritas no campo multifacetado da Política Linguística, sobretudo, às relações de força que se instauram na situação linguístico-cultural dos surdos terena, de modo transdisciplinar, utilizamo-nos das contribuições teóricas preocupadas com análise de língua(s), identidade(s)/identificações e cultura(s) dos sujeitos, a saber: Linguística Aplicada (MAHER, 2007), discussões sobre políticas e planejamentos linguísticos (CALVET, 2007), Análise do Discurso de origem francesa (CORACINI, 2003, 2007), e a arqueogenealogia foucaultiana (1990), para organizar nosso gesto interpretativo, tendo em vista o processo de (des)(re)territorialização e (des)identificação desses sujeitos na(s)/pela(s) língua(s) que lhes constituem/atravessam.
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